Dólar: R$ 5,19

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado25°C, nublado
Search
Close this search box.
Agora é lei: Gramado é a Capital Nacional do Chocolate Caseiro

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Agora é lei: Gramado é a capital Nacional do Chocolate Caseiro. Foi sancionada a lei 13.990 de 2020, que concede o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal para Gramado.

Conforme a Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), atualmente 29 fábricas trabalham no ramo, empregando mais de 2 mil pessoas, tanto na parte de produção, quanto nas vendas em lojas.

A Secretaria de Turismo trabalha em parceria com a Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco) para obtenção do selo de Indicação de Procedência do Chocolate de Gramado. O chocolate artesanal do município iniciou sua projeção nacional através do Festival de Cinema. Ao longo do tempo, Gramado construiu uma marca local associada a altos padrões de qualidade e bem-estar.

Gramado é a Capital Nacional do Chocolate Caseiro

Título deve potencializar turismo

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, diz que neste segmento econômico o município é merecedor do título, em virtude da qualidade do chocolate ofertada e que isso atrairá ainda mais visitantes. “O título constitui, na realidade, um atrativo a mais, as pessoas vão vir para a Gramado e vão querer experimentar o famoso chocolate artesanal. E isso resultará em mais turistas circulando pelo município”, afirma.

Os visitantes, ao chegar na cidade, vão em busca da degustação das diferentes fábricas e já vêm com uma lista de “encomendas”, por parte de amigos e familiares. De certa forma, podemos dizer que o produto se tornou um souvenir, uma lembrança que todos querem levar para suas casas ao retornarem. “Essa indústria é inestimável: representa parte da nossa cultura, do nosso jeito de ser, de receber, parte da nossa marca enquanto cidade. Hoje, podemos dizer que é um fator de atração turística e um jeito gostoso de matar um pouco da saudade de Gramado, quando se está longe dela”, relata Rafael Carniel de Almeida.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade