Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado23°C, nublado
Search
Close this search box.
Entrevista Intelimagem: diminuição de procura por exames preocupa

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Um dos temas em alta durante a pandemia do Coronavírus são os fatores de risco para COVID-19 e a importância dos exames preventivos. A constatação é que a população está deixando de realizar exames básicos e fundamentais de prevenção. As médicas radiologistas da Intelimagem, Fernanda Michelis e Ana Luisa Hancke, respondem algumas dúvidas sobre o tema para os leitores do Acontece Gramado. Confira:

Médicas radiologistas da Intelimagem, Fernanda Michelis e Ana Luisa Hancke

Nestes últimos meses qual foi a taxa de diminuição de exames, em média, pela população?
Na Intelimagem contabilizamos uma taxa de diminuição de 49,63% em quantidade de exames no mês de abril e 39% até o dia 24 de maio 2020.

Como diminuir o medo das pessoas de frequentar ambientes hospitalares e clínicas médicas, por temor do Coronavírus?
Com a realização de protocolos de segurança do paciente e de colaboradores na empresa e contínuas ações de prevenção de doenças. Estas ações devem ser  efetivamente comunicadas à comunidade e à população pelas mídias, para minimizar o medo. Além, é claro, dos cuidados pessoais de cada pessoa:  lavar as mãos com frequência,  evitar de levar as mãos ao rosto, usar corretamente máscaras e manter o distanciamento de outras pessoas. Não podemos deixar o medo nos prejudicar no restante da saúde, afinal, as outras doenças continuam e podem matar igual à COVID-19.

Que protocolos a Intelimagem adotou para garantir a segurança dos clientes, com relação ao coronavírus, neste período?
A Intelimagem realizou treinamento com todos os colaboradores e distribuiu EPIs  para garantir a segurança de todos. Esses protocolos se resumem em ações como:
– Aumento do tempo de espaçamento entre um exame e outro;
– Intensificação da higienização de todas as salas e ambientes comuns, bem como maçanetas, portas e todas as superfícies táteis;
– Estabelecimento de critérios de triagem para identificação e atendimento em casos suspeitos;
– Atendimento primordial e ágil para idosos e grupos de riscos;
– Restrição de acompanhantes para evitar aglomerações (exceção em casos necessários),
– Disponibilização de lenços descartáveis nas salas de esperas, luvas e máscaras para pacientes e acompanhantes;
– Condições para higienização de mãos;  dispensadores de álcool em gel;
– Orientação aos pacientes para as medidas de segurança;
– Ambientes são mantidos ventilados.

Qual a recomendação para que o cliente tenha o entendimento de que um exame não pode ser postergado?
A recomendação mais importante nesse momento tão delicado é o bom senso. A COVID-19 é uma doença séria, com a qual devemos ter cuidado. Porém, as outras doenças continuam existindo e devem ser levadas tão a sério quanto a COVID-19.  Não deixaremos de ter câncer, infartos ou AVCs (“derrames”) por estarmos no meio de uma pandemia, e o fato de não diagnosticarmos ou tratarmos essas doenças precocemente pode determinar uma piora da saúde e da qualidade de vida das pessoas, tão ou mais importante que a COVID-19 determinaria. Então, é de suma importância termos todos os cuidados para evitarmos a COVID-19, prezando pela nossa saúde como um todo, sem descuidarmos de nenhum segmento dela. Bom senso é a palavra chave!

Normalmente as pessoas acabam passando muito tempo nas clínicas aguardando a realização de exames e até para buscar os resultados. Quais as medidas que a Intelimagem adotou para diminuir este tempo dentro da clínica?
Aumentamos o tempo entre um exame e outro. Em caso de atraso das agendas, comunicamos os pacientes e/ou remarcamos o exame. A entrega de resultado de ecografias nós já fazemos logo após a realização do exame, e os outros exames podem ser retirados pela internet. Assim, os pacientes não precisam se dirigir à clinica para retirar seus exames. Também temos contato direto com o médico solicitante do exame e, portanto, os resultados são repassados diretamente a ele, caso necessário.

Como a clínica adaptou seu atendimento virtual?
Estamos realizando um questionário aos pacientes no momento de seu agendamento via whatsapp, para triagem de qualquer caso suspeito, tentando minimizar o risco aos demais pacientes. Porém, o nosso atendimento precisa ser presencial, e por isso adotamos muitas medidas para minimizar o risco de pacientes terem contato com alguém que pode estar com COVID-19.

Existe um cuidado maior da Intelimagem para com os integrantes do grupo de risco para COVID-19 como diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas respiratórios?
Sim. Na entrevista que realizamos no agendamento, esses dados são coletados e assim atendemos de forma ágil e segura a esses pacientes.
A clínica Intelimagem oferece aos seus pacientes um protocolo seguro de atendimento e se disponibiliza a tirar todas as dúvidas que surgirem durante o agendamento do exame. Solicitamos a todos que nos informem caso tenha sintomas gripais para que possamos realizar um atendimento seguro a todos.

SERVIÇO
INTELIMAGEM
Unidade Recreio –  telefone fixo ou whats (54) 22959494 
Unidade canela: (54) 3282 0089
Unidade HASM (54) 3295 9494
Horário de atendimento: das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00hs.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade