Dólar: R$ 5,23

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Estreia Braulio Ricardo: Quanto mais aprendemos, mais temos a descobrir!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Salve a todos.

Primeiramente, gostaria de salientar a minha gratidão ao convite do meu amigo Flávio Prestes, para fazer parte deste site, com a minha singela contribuição.

Chegamos num período da evolução humana, em que a inteligência alcançou níveis inimagináveis, mas em contra partida, somos analfabetos emocionalmente, e julgamos os outros pelos nossos valores. O texto de hoje vai ao encontro deste pensamento.

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

O que você pensa quando ouve a música, ou lê essa letra?

Eu pensei, num primeiro momento, que se tratasse de um desabafo de alguém, diante do inevitável fim de um relacionamento, e a previsão, ou o “desejo”, catastrófico do futuro da outra pessoa, mas não é nada disso.

Podemos através de duas fontes ter informações diferentes sobre o mesmo tema. Vamos primeiro para Wikipédia:

O Mundo é um Moinho é uma canção composta pelo cantor e compositor de samba Cartola e gravada por ele em 1976, tendo sido gravada anos depois por Cazuza, Ney Matogrosso e Beth Carvalho.

A música foi composta para Creuza Francisca dos Santos (1927 – 2002), filha de Rosa do Espírito Santo e Angenor Francisco dos Santos, e afilhada da primeira esposa de Cartola, Deolinda. Após o falecimento da mãe de Creuza, quando esta era ainda uma criança, Deolinda e Cartola passaram a criá-la como filha. A canção refletiria as preocupações de Cartola para sua filha adotiva e suas opções amorosas.

Muitos cantores, como o próprio Cazuza, cantam essa música, na seguinte parte: “preste atenção, o mundo é um moinho” com a frase seguinte: “vai triturar teus sonhos tão mesquinhos”, ou seja, os sonhos são mesquinhos. Porém, na versão original de Cartola e na cantada por Ney Matogrosso, o correto é “vai triturar teus sonhos, tão mesquinho”, no singular, para designar que o mundo é mesquinho e não sonhos da pessoa para qual a música é cantada.

E nesta próxima temos a do Blog Museu da Canção:

Há uma grande polemica sobre a composição de “O mundo é um moinho” que Cartola compôs para sua filha adotiva, a cantora já falecida Creusa Cartola (Creusa Francisca dos Santos).  Porém, de acordo com relatos anteriores, teria sido composta para a filha prostituta do compositor. Mas, segundo relato da filha mais velha de Creusa, Irinéa dos Santos, Cartola compôs essa música baseado em sua passagem pela adolescência, e com a curiosidade normal de uma púbere de 16 anos por namoros. O compositor então expressou sua preocupação como qualquer pai em relação a uma menina adolescente, e resolveu assim fazê-lo através desta composição, que é uma das mais importantes dentre seu acervo.

Nossa breve reflexão, neste momento, é sobre o que muitas vezes ouvimos, vemos e consumimos, sem nem sequer saber da origem, e replicamos como verdades absolutas,  através da nossa lente distorcida do mundo e das coisas.

Claro, não somos obrigados a saber tudo, mas justamente por isso, o nosso exercício de humildade é fundamental neste momento. Um dos grandes sábios da história da humanidade, o filósofo grego, Sócrates, que viveu cerca de quinhentos anos antes de Jesus Cristo, outro grande sábio, disse numa frase conhecida por muitos de nós: só sei que nada sei ou sei uma coisa: que eu nada sei. A frase indica que é sábio conhecer a dimensão da própria ignorância, querendo dizer também que quanto mais aprendemos, mais temos a descobrir.

A sabedoria reside, em reconhecer a nossa ignorância, diante de um mundo em transformação, e de um Universo com dimensões imensuráveis. Ignorar, no sentindo de desconhecer, não é sinônimo de burrice, mas sim, que temos muito ainda a aprender.

Um abraço e fiquem com Deus.


Locutor e coordenador da Rádio Clube AM e FM de Canela

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade