Sobre mim – Sou Comunicadora Social. Fiz jornalismo, radialismo, televisão, produção, apresentação e tantas outras coisas que me levaram a correr mundo, fazer eventos, escrever, editar livros, e até a empreender no setor de comércio e gastronomia. Na Serra trabalhei no Convention Bureau, fui Secretaria de Turismo e inventei o Empório Canela e o Canela Foto Workshops e colaborei com o centenário Grande Hotel entre outros inúmeros projetos turísticos. Mas acima de tudo sou uma sagitariana, curiosa e sempre lançando arcos para novos horizontes. Tudo o que pode fazer o mundo melhorar me interessa, e principalmente se for aqui, neste paraíso que é a Serra Gaúcha.
Acontece Gramado– Quando o Flavio me convidou para ter um espaço no site, falei: oba, mais um espaço para falar sobre coisas deliciosas e saudáveis! Principalmente em se tratando da Serra Gaúcha, onde o setor de gastronomia vem se aprimorando a cada ano. Coincidiu com a intenção que coloquei ao iniciar este ano, antes mesmo de começar a pandemia, que foi de pesquisar e escrever sobre alimentos que são remédios. Como tudo o que o Flavio faz é impecável, tenho certeza que este novo empreendimento será mais um sucesso de sua carreira jornalística!
Hora de focar no positivo!
É hora de focar no positivo, manter a calma e a alegria e não falar naquele assunto que está todo mundo falando.
Veja bem, não falar não quer dizer que não devamos tomar cuidados e levar a sério. E é por isso mesmo, por estar levando muito a sério, e por acreditar que o remédio que nos cura também está em nós, que esta matéria é toda dedicada aos alimentos que aumentam nossa imunidade e nos tornam mais fortes e animados.
A estas dicas, procurem somar bons pensamentos, bons sentimentos para com o próximo, muita água fresca, descanso e boas horas de sono.
Pelos olhos e ouvidos que entrem boas músicas e sons alegres, lindas imagens, filmes engraçados e leves. Curemos nossos medos com meditação e fé. É também importante, não cometer exageros, e fazer tudo para focar no positivo, visualizando um planeta curado, mais pacífico e humano.
Confira os melhores alimentos para sua imunidade e não deixe de incluí-los no seu dia a dia!
Frutas cítricas – Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Vegetais verdes escuros – Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shitake) e a carne de fígado.
Alimentos ricos em zinco – Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico
Oleaginosas – Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade
Tomate – Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.
Alimentos fonte de ômega-3 – O ômega 3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
Fontes de antioxidantes – A castanha-do-Pará e cogumelos contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo
Gengibre – Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Pimenta – A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções
Iogurte – O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas pro bióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins”. Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.
Alho – O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.
Cebola – A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.
Batata yacon – Por agir estimulando o crescimento da flora intestinal benéfica, a batata yacon é efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Assim, o desenvolvimento da flora intestinal proporcionado pela batata yacon ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da imunidade.
Chá Antiviral
A Unha de gato também conhecida como Herinha é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó. A unha de gato tem propriedade analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, imuno estimulante, antirreumática, antiviral, afrodisíaco, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética.
Para o chá de unha de gato: Usar 20g de cascas e raízes de unha de gato para 1 litro de água. Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida deve-se retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos, em seguida coar e tomar. Recomenda-se tomar o chá de unha de gato de 8 em 8 horas, entre as refeições.
Serviço:
Em Gramado as Feiras Ecológicas oferecem o que tem de melhor e mais fresquinho em matéria de produtos orgânicos e naturais. A Casa do Colono, ao lado da Estação Rodoviária, costuma estar sempre aberta e aos sábados oferece também pães e cucas assados na hora.
Comunicadora Social. Fiz jornalismo, radialismo, televisão, produção, apresentação e tantas outras coisas que me levaram a correr mundo, fazer eventos, escrever, editar livros, e até a empreender no setor de comércio e gastronomia!