Nem só de notícias ruins vivemos nos últimos três meses. Apesar do cenário caótico do Brasil, como um todo, no cenário de enfrentamento ao novo coronavírus, o Rio Grande do Sul consegue se manter em uma situação de controle do coronavírus e de sua disseminação. O RS, assim como Santa Catarina, conseguem administrar de maneira elogiável a situação durante a pandemia, méritos totais dos seus governantes.
Localmente, analisando exclusivamente a situação da Serra Gaúcha, o cenário é ainda melhor e Gramado é, hoje, um case de sucesso no combate ao coronavírus.
Vamos aos números: Em quase três meses desde o início do isolamento social na região, Gramado não registra nenhum óbito pela doença. Neste período a cidade mantém sua estrutura hospitalar em ótimas condições e não registrou nenhum foco recorrente de transmissão do vírus.
E, o fator mais importante aqui: quase um mês após a flexibilização com a liberação de restaurantes, hotéis e até parques, a cidade de Gramado conseguiu zerar o número de casos ativos de COVID-19!
O último boletim, divulgado na tarde desta quinta-feira, dia 04 de junho, apresenta números animadores:
- Gramado registrou até aqui oito casos do coronavírus. Os oito estão curados
- Hoje, a cidade não possui nenhum caso ativo da doença
- Não existem moradores em isolamento domiciliar
- A cidade não registrou nenhum óbito
- Não existe nenhuma internação no hospital de Gramado de pacientes com COVID
Estes números trazem muita esperança para população, empresários e também fazem aumentar a confiança dos turistas que enxergam o destino como um lugar seguro para turistar! Controlando o vírus, é possível apostar em uma retomada palpável e segura da economia local.
O movimento de visitantes deve aumentar nas próximas semanas com a chegada do Inverno, liberação dos parques e atrativos, além da volta de eventos a partir de agosto. Já é possível afirmar sem erro que Gramado a Administração Municipal, liderada pelo prefeito Fedoca, acertou a mão, escolheu as estratégias corretas e foi muito eficaz na tomada de decisões até aqui.
Estamos no meio do caminho, o desafio agora é manter estes bons e animadores números e dados.
Que Gramado siga sendo exemplo no combate ao coronavírus e que as ações continuem assim corretas, profissionais e principalmente: estratégicas! A população gramadense agradece!