Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado22°C, nuvens dispersas
Search
Close this search box.
Simone Prestes: Como enganar o cérebro para enfrentar a fome emocional?

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Ela pode se manifestar simplesmente por alguma razão psicológica ou comportamental. Pode ter a ver com o momento que estamos vivendo, com o nosso meio, com as pessoas que nos cercam, nível de estresse e diversos outros fatores. Por isso é importante entender muito bem quais são os tipos de fome que existem para que você saiba fazer a distinção entre elas.

Dessa forma, vai ficar bem mais fácil lidar com as necessidades e as sensações do seu corpo, com tranquilidade e sem culpa. Vamos lá?
Você em algum momento já parou e pensou: mas se eu não estava com fome, por que comi tanto?

Pensa comigo, após um dia estressante ou triste você já olhou pra alguma comida e falou: “eu mereço”?. Naquele momento você acreditava que realmente devia “se jogar” e comer algo muito gostoso para tentar compensar os problemas que estava enfrentando, não é mesmo?

Mas e por que você não devorou um prato gigante de brócolis e/ou tomate?
Simples, desde a infância somos sugestionados e ”recompensados” com doces por irmos bem na escola, com aquele monte de docinhos para comemorar datas importantes, e por aí vai…

Com esse histórico de “recompensas” nosso cérebro já sabe que o prêmio é válido quando existe a combinação de açúcar e gordura, por isso a primeira coisa que você pensa é em alimentos ricos nessa combinação (chocolate, bolo, bolacha, pão com manteiga, produtos ultraprocessados…), e fará você comer em excesso porque está triste,ansioso, cansado, com sede, brigou com namorado e pasmem, até por ter comido demais.

A tristeza, a irritação ou a angústia não vão embora se você comer uma barra de chocolate. Mas sim, ele pode até trazer uma euforia momentânea, mas não seria mais adequado curar estes sentimentos negativos procurando a origem deles? E deixar para comer este chocolate em um momento feliz e em paz?

Devemos entender que o ato de comer é fisiológico e psicológico. A fome emocional é aquela fome seletiva, que aparece mais no final da tarde, ou após uma refeição e principalmente em casos como os citados acima e normalmente pede um docinho. Já a fome fisiológica é aquela onde a barriga ronca, e você comeria qualquer coisa.

Separei algumas dicas para fugir da fome emocional e lanchinhos indesejados exigidos por ela:

1 – Coma salada antes das refeições principais. Assim seu estômago já entende que precisa trabalhar. Dessa forma você também “engana” seu cérebro, pois ele entenderá que você está comendo mais dividindo a refeição em vários pratinhos do que se salada estivesse junto da comida.

2 – Mastigue bem para sentir o sabor melhorar a digestão dos alimentos.
Escolha alimentos volumosos ricos em fibras e água, como as frutas, vegetais e legumes.

3 – Evite o açúcar. Ele pode enganar a fome, mas o açúcar refinado de alimentos como biscoitos recheados é rapidamente absorvido e digerido no organismo, fazendo com que sua fome volte mais rápido.
Beba água em abundância.

4 – Durma bem, pelo menos 8 horas de sono.

5 – Evite comer mexendo no celular ou em frente a televisão

O segredo é não restringir alimentos ou partir para uma dieta maluca, mas enganar o cérebro com opções mais saudáveis, sair pra caminhar, tomar mais água, ler um livro…

Faça sua lista e mande para mim. Que tal?

Nutricionista,  formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos
@nutrisimoneprestes

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade