Segundo as autoridades de saúde pública, o melhor controle da da taxa de transmissão e do contágio pelo novo coronavírus é a realização de testagem em massa da população. Os países que melhor conseguiram controlar o vírus até aqui como Israel, Islândia, Coréia do Sul e Estônia. Já o Brasil é um dos países que menos testa sua população. Até o momento, o Brasil adquiriu apenas 5 milhões de testes.
Quando o assunto é Gramado e Canela, a média de testagem da população é um pouco melhor do que a média nacional. Ainda assim, não é a taxa considerada ideal. Segundo especialistas, fica difícil entender o alcance real da epidemia sem essas informações.
“A testagem é a principal ferramenta para confirmação dos dados e para qualquer decisão de organização da assistência e planejamento das próximas ações de controle. Está havendo um esforço das gestões estaduais e do ministério, mas precisamos de mais”, afirma Nereu Henrique Mansano, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e responsável pela área de epidemiologia do órgão.
Até aqui, Gramado realizou 725 testes com resultado positivo para 13 residentes. Já Canela realizou 759 exames com 30 casos confirmados. Somando as duas cidades, são 1484 testes e 43 casos confirmados de COVID-19.
Segundo os boletins divulgados pelas Prefeituras nesta sexta-feira, dia 19, dos 43 casos positivos, 6 pessoas seguem com a doença ativa, 36 pessoas estão curadas e uma pessoa morreu.