Este é um problema conhecido popularmente por retenção de líquidos por ter exatamente esse efeito, reter o líquido em partes específicas do corpo causando edemas.
Pernas inchadas no final do dia e marcas de pressão das meias são exemplos simplificados de edema causados pela retenção hídrica. Dentre as causas mais comuns destacam-se problemas cardíacos, renais, hepáticos ou doenças da tireoide. Porém existem outras causas possíveis como a variações de pressão sanguínea regional, quantidade aumentada de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade e sedentarismo.
Quando o indivíduo apresenta essa disfunção pode notar uma alteração na balança como o aumento de 1 a 3 kg provenientes da retenção.
Por questões hormonais o quadro acaba sendo mais comum entre as mulheres, porém homens também experienciam o inchaço, proveniente da má circulação do sangue e excesso de sódio consumido na alimentação.
Falando em sódio…
Em excesso, é um grande causador da retenção. Quando ele é absorvido pelas nossas células, ele traz água consigo, provocando a retenção de líquido. Sem contar com as complicações mais graves como problemas cardiovasculares.
Entretanto, o sódio é um agente importante na realização de algumas funções vitais. Ele é de extrema importância para o nosso organismo pois sem ele, nossas células não absorvem água e nossos neurônios não conseguem se comunicar.
Por isso o ideal é manter o equilíbrio alimentar lembrando sempre da dar preferência a alimentos in natura e o mais minimamente processado possível.
Alimentos que aumentam a retenção hídrica
- Alimentos ricos em sal
- Produtos industrializados (o sódio é um excelente conservante)
- Embutidos como salsicha, peito de peru, salame, etc..
- Álcool ( cerveja, é a que mais retém)
- Caldo de galinha, carne e temperos industrializados
- Macarrão instantâneo (miojo)
- Pães, massas e farinha branca em geral
- Sucos em pó e sucos artificiais em geral
- Shoyu
- Refrigerantes
Alimentos que diminuem a retenção hídrica
- Abóbora
- Abacate
- Banana
- Frutas
- Verduras
- Batata
- Feijões
- Mamão
- Damascos Secos
Dica: Beber água acelera o funcionamento dos rins. O ideal é consumir no mínimo dois litros de água por dia.
Observe seu corpo! A sensação de inchaço nunca é só uma sensação, é um reflexo da sua alimentação.