Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado18°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Chega de tolerar gente sem máscara em Gramado!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Este é um assunto que está me irritando ultimamente por aqui. Nada fora do comum já que, em tempos de pandemia, todo mundo anda estressado de alguma forma!

Mas vamos ao tema: a discutida obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial em Gramado. Quem circula pelas ruas da cidade percebe a quantidade de gente desrespeitando esta regra básica de proteção contra a transmissão do novo Coronavírus.

Conversei com uma amiga da área da Comunicação que me disse ter se dado ao trabalho de parar as pessoas na Rua Coberta e, ao fazer a abordagem, explicar que em Gramado o uso é obrigatório e que, além de proteger o indivíduo, é uma forma também de respeitar a comunidade de Gramado e seus moradores.

Segundo ela, muitas tentativas em vão! Tem muita gente por aí andando como se, ao pisar em Gramado, o vírus desaparecesse de forma mágica!

Este é o momento de os moradores e população em geral de Gramado tomar atitudes mais firmes com relação ao tema, exigindo SIM o uso da máscara por quem estiver sem. Não adianta esperar só pela fiscalização do Poder Público e da Prefeitura. Todos nós devemos ser fiscais nas ruas, no comércio, e em todos os locais!

Não existe cura nem tratamento para o Coronavírus, o uso da máscara é, comprovadamente o único meio de impedir a transmissão direta entre os indivíduos.

O médico Francisco de Sousa Rios destaca que, junto com o isolamento social e higienização das mãos, o uso de máscaras de proteção é um hábito fundamental para conter a proliferação do coronavírus. Ele observa que a máscara funciona como uma barreira, que filtra partículas com o vírus e evita que elas entrem em contato com as mucosas da boca e do nariz.

“Ao espirrar, tossir ou falar, soltamos gotículas de saliva que podem contaminar outra pessoa, se entrarem em contato com as mucosas. O próprio ato de falar solta gotículas. O foco principal do uso da máscara é proteger as mucosas e filtrar essas partículas”, explica.

Turista e moradores que não usam máscaras estão colocando a vida de toda a população em risco. E não podemos aceitar isso de forma passiva. Uma coisa é bem receber, outra bem diferente é ser conivente com ações que nos trazem riscos e colocam a vida de todo mundo na mira da transmissão.

Faça sua parte!

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade