Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado30°C, nuvens dispersas
Search
Close this search box.
João Victor Coutinho: Dar as mãos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Como ponto de partida, quero contar uma situação pela qual passei. Há uns dois anos, eu e meu ex-namorado estávamos segurando as mãos um do outro para nos despedirmos. Era início de tarde e estávamos numa avenida movimentada de Porto Alegre.

Enquanto estávamos de mãos dadas, passou um carro buzinando e proferindo algo que não consegui distinguir. Só parou e seguiu caminho após soltarmos as mãos constrangidos.

O ato de dar as mãos é inerente ao ser humano, ou melhor dizendo, aos animais.

Lontras dão as mãos, assim como pinguins e até elefantes, cada um a sua maneira. Dar as mãos, pelo viés científico, traz conforto e segurança. Dar as mãos, socialmente falando, representa amor, cuidado, carinho, bem querer, encorajamento. Só coisas boas, não é?

Quando seguramos a mão de alguém, criamos um elo, nos conectamos, tornamo-nos mais fortes, seja quando somos crianças e apertamos fortemente as mãos de nossos pais numa situação de medo, seja quando pegamos na mão da pessoa amada para dar um passeio.

Assim como todo ato humano, o entrelaçar de dedos exprime significado. Quando vemos duas pessoas de mãos dadas na rua, logo assumimos que estas pessoas estão juntas ou são familiares. E por quê? Exatamente por causa do significado que o ato carrega: quem se dá as mãos se ama.

Agora vamos à análise do ocorrido. Eu, homem, estava de mãos dadas com outro homem. Obviamente, o acontecido foi uma situação clara de preconceito. A simbologia do amor não é para casais homoafetivos. A sociedade não os vê, primeiramente, como casais, muito menos como pessoas dignas de expressarem o seu amor, carinho. O nosso amor ofende a maioria das pessoas.

Faço uma pergunta a quem está um relacionamento heteronormativo: você já sentiu medo de expressar o seu amor?

Eu já. Infelizmente, perdi as contas de quantas vezes larguei a mão de alguém por não me sentir seguro ou me sentir acuado. É triste, mas às vezes isso vai ser o fator determinante entre apanhar ou não, ser ofendido ou não, e, muitas vezes, viver ou não.

Diante de tudo isso, para nós que somos da comunidade LGBTQIA+, dar as mãos tem um significado a mais, o de resistência. Ao dar as mãos mostramos que estamos aqui, que existimos e somos dignos de respeito. O nosso amor existe, é igual a qualquer outro, e temos o direito de expressá-lo, tal qual qualquer outra pessoa tem. Mais que um ato de amor, é um ato político. Sejam felizes, não cedam a política opressora e do medo.

Deem-se as mãos.

Jovem estudante de direito, canceriano e idealizador do projeto Orientando
@jvcostacoutinho

Uma resposta

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade