Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado21°C, algumas nuvens
Search
Close this search box.
Situação se agrava e Gramado está perto do lockdown

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A situação é preocupante! Desde o início da pandemia, lá em março, a situação do novo coronavírus em Gramado, manteve-se sob controle. Isso graças às iniciativas do Poder Público, de parte da população que soube entender a gravidade deste vírus, além das autoridades sanitárias que tomaram as decisões acertadas.

Até metade de junho conseguimos achatar a curva após muito sacrifício econômico no intuito de salvar vidas. Já podemos afirmar que, até aqui, Gramado e sua Administração Municipal salvou muitas vidas ao não se omitir, ao fechar para o Turismo na hora certa, e ao assistir centenas de famílias através da doação de milhares de cestas básicas nos últimos três meses.

Porém, infelizmente, chegamos ao pior momento. O momento que estávamos protelando e tentando evitar. E, para nosso azar, o pico da pandemia chega no auge do Inverno.

Após o feriado do Dia dos Namorados, insano por sinal, era de se esperar um aumento no número de infectados em Gramado. 15 dias após o movimentando Dia dos Namorados, que teve movimentação de Natal Luz, Gramado atinge no início desta semana o pior cenário desde o início da pandemia.

Nos últimos três boletins foram 11 casos confirmados. E, o pior, dois gramadenses estão na UTI do Hospital São Miguel, um em estado muito grave.

Chama a atenção a preocupação do diretor do Hospital São Miguel, Marcio Slaviero, que vem fazendo um belo trabalho por sinal. Hoje, ele pediu que a comunidade redobre seus cuidados para que o caos não se instale na cidade. Ele recomenda ainda a procura imediata dos serviços médicos em caso de sintomas de síndrome gripal, por parte da comunidade, para que o tratamento inicie logo evitando que a doença chegue aos estágios mais graves.

Também chamou a atenção o desabafo do prefeito Fedoca que pediu ajuda da população para fiscalizar, além de indicar que a maioria dos novos infectados são pessoas que trabalham no comércio da cidade. O prefeito chegou a dizer que a situação em Gramado não é nada tranquila.

A preocupação destes líderes que estão na linha de frente, justifica-se. Além do crescimento acelerado de casos em todo o Estado, Gramado vem tendo uma disparada em novas notificações e exames relacionados ao vírus.

Após o anúncio de que a região passaria para Bandeira Vermelha, anúncio feito pelo Governo do RS, na última sexta-feira, os prefeitos se mobilizaram para reverter a situação e manter Gramado e Canela na Bandeira Laranja. Conseguiram!

Este é um respiro de uma semana. Pelo menos até o dia 6 de julho o comércio local poderá permanecer aberto. Porém as novas internações de residentes jogam contra a possibilidade do município de se manter na Bandeira Laranja e com o comércio aberto. A tendência, segundo profissionais da área da Saúde, é do agravamento deste cenário.

Mantendo a tendência de crescimento no número de novos casos, além do aumento de internações de residentes e moradores passando a ocupar a UTI do São Miguel, o lockdown será uma realidade para Gramado nas próximas semanas.

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa
flavio@acontecegramado.com.br

Uma resposta

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade