Gramado e Canela passam para Bandeira Vermelha a partir de terça, 7 de julho

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Governo do Rio Grande do Sul atualizou no final da tarde desta sexta-feira, dia 3 de julho, o Mapa do Distanciamento Controlado, adotado para o controle do isolamento social de acordo com o nível de contaminação e disseminação do novo Coronavírus em cada região.

Conforme era esperado e, após vários pronunciamentos das autoridades durante toda a semana, Gramado e Canela retornam para a Bandeira Vermelha (quando a região possui risco alto de contaminação em massa). A nova classificação leva em conta o grande número de novos casos de Coronavírus registrados na última semana na Região de Caxias do Sul, região que Gramado e Canela fazem parte no mapa de distanciamento.

Além do aumento expressivo de novos casos nos últimos dias, jogam contra a possibilidade de os municípios recorrerem junto ao Governo do RS, o grande número de infectados pelo COVID-19 internados em leitos de UTI. Só o Hospital São Miguel, de Gramado, já possui três residentes e mais quatro não residentes em leitos de UTI.

Segundo as novas regras adoradas pelo Governo Gaúcho, municípios que recebem a indicação de classificação em Bandeira Vermelha possuem dois dias (de sexta até domingo), para recorrer e pedir a reclassificação para a Bandeira Laranja. Foi o que ocorreu na semana passada. Gramado e Canela recorreram e puderam permanecer na Laranja.

Segundo as regras, caso os municípios não tenham registrado nenhum óbito por Coronavírus nos últimos 14 dias, além de não terem tido internações de residentes em leitos de UTI, no mesmo período, poderão permanecer na Bandeira Laranja. Estas regras dificultam, e muito, o pleito de Gramado e Canela para permanência na Bandeira de cor Laranja.

Confira o que diz a regra do Governo do RS: Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).

Na segunda-feira, após analisar os pedidos dos municípios, o Governo do Rio Grande do Sul atualiza em definitivo as bandeiras que cada município e região terão que cumprir pelo período de uma semana. As regras passam a valer a partir da terça-feira.

Explosão de casos na região

O aumento de casos positivos preocupa autoridades de saúde da região. Caxias do Sul, por exemplo, vive um surto da doença com mais de 1.200 infectados. Já Bento Gonçalves vive situação ainda pior: são mais de 1.400 casos confirmados. Garibaldi, Farroupilha e Nova Araçá são outros municípios integrantes da região Serra Gaúcha que enfrentam um surto de disseminação do vírus.

Gramado e Canela somam 100 CASOS, com a primeira semana do mês de julho tendo sido a de maior número de exames positivos desde o início da pandemia.

Os 49 municípios integrantes da região da Serra no Mapa de Distanciamento Controlado já somam 6.382 casos de Coronavírus e 94 mortos pela doença.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade