Dólar: R$ 5,17

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado23°C, nublado
Search
Close this search box.
Te Liga: Cada um no seu quadrado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Quem é médico e enfermeiro atua na saúde. Quem é jornalista trabalha com informação. Quem é governante/líder tem que cuidar da comunidade. Ops! Estaremos escrevendo besteiras? Atualmente jornalista dá aval para governante, que acha saber mais que médico. Médicos e enfermeiros, que estudaram muito, nada mais são do que jalecos e uniformes brancos usados em campanhas publicitárias.

Não é de hoje este cenário. Não é de hoje esta troca de papéis. Esta confusão de conceitos, funções e obrigações está vindo à tona, porque enfim temos tempo para observar e analisar. Andávamos tão à flor da pele, afogados numa correria de compromissos inadiáveis, que pouco percebíamos as inversões de papel e de valores. Conseguimos aprofundar o olhar e agora enxergamos o que antes era somente névoa.

A vida profissional exige preparo condizente com o quê se quer. Quer ser professora? Estuda pedagogia ou licenciatura. Quer ser dentista? Estuda odontologia. Nos últimos meses têm se a impressão, aqui no Brasil, que muitos dos nossos políticos são pessoas frustradas nas suas vocações.

Opinar sobre ou gerenciar uma pandemia mundial não é coisa para amador. Não é vocação para políticos sem formação profissional e colecionadores de processos judiciais.

Para se tornar médico é preciso estudar muito e dedicar um bom tempo da sua vida a esta formação. A duração mínima do curso de Medicina é de 6 anos. Se quiser seguir uma especialização são, no mínimo, mais dois anos somados a esta conta. Ou seja, são necessários pelo menos 8 anos de estudo pra se tornar um médico especialista. Já um político, para chegar a um cargo eletivo não precisa de formação específica, nem curso superior. A necessidade é uma filiação a um partido político.

E já que estamos numa época de comparações, que tal compararmos estes dois profissionais? Estaria um político brasileiro, dos dias de hoje, preparado para gerenciar uma situação grave de saúde pública, como estamos vivenciando com a disseminação do Covid 19?

Se uma pequena pausa se fez antes de você responder, já é um bom sinal. Você está refletindo.

Estaremos aproveitando o tempo de análise geral para repensar o novo perfil político brasileiro? Um profissional que estude, trabalhe e pense o coletivo como vocação e com profissionalismo. Sim, queremos diplomas, estágios, especializações e certificações reais.

Cansamos de mentiras, analfabetismo social e falta de cuidados. Cansamos de falsos líderes. Os tempos de oportunismo fácil e ostentação barata estão chegando ao fim. Chega de “salve-se quem puder”. A história comprova nossa evolução, como seres humanos, há milhares de anos. Não vamos perde-la agora em 2020. Ou vamos?

O projeto TE LIGA Canela surgiu da vontade de um grupo de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e artistas de ajudar a população de Canela a buscar soluções para os problemas que afetam nossa cidade .
TE LIGA

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade