O Governo do Rio Grande do Sul atualizou, no final da tarde desta segunda-feira, dia 6 de julho, o Mapa do Distanciamento Controlado, adotado para o controle do isolamento social de acordo com o nível de contaminação e disseminação do novo Coronavírus em cada região.
Após o anúncio da última sexta, dia 3, de que a região passaria para a Bandeira Vermelha Gramado e Canela recorreram da decisão e os argumentos convenceram o Governo. Assim, as cidades permanecem na Bandeira Laranja (quando a região possui risco médio de contaminação em massa).
A classificação leva em conta o número de novos casos de Coronavírus registrados na última semana na Região de Caxias do Sul, região que Gramado e Canela fazem parte no mapa de distanciamento.
Com a permanência na Bandeira Laranja, os dois municípios poderão permanecer até pelo menos o dia 13 de julho nas mesmas regras atuais de flexibilização já adotadas.
Explosão de casos na região
O aumento de casos positivos preocupa autoridades de saúde da região. Caxias do Sul, por exemplo, vive um surto da doença com mais de 1.200 infectados. Já Bento Gonçalves vive situação ainda pior: são mais de 1.400 casos confirmados. Garibaldi, Farroupilha e Nova Araçá são outros municípios integrantes da região Serra Gaúcha que enfrentam um surto de disseminação do vírus.
Gramado e Canela somam mais de 100 infectados, com a primeira semana do mês de julho tendo sido a de maior número de exames positivos desde o início da pandemia.
Os 49 municípios integrantes da região da Serra no Mapa de Distanciamento Controlado já somam 6.382 casos de Coronavírus e 94 mortos pela doença.