Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado18°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Marcela Muttoni: Senhor bendito nariz

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Essa semana o texto é para você começar sua semana de um jeito diferente, relaxar neste domingo e se eu tiver a sorte de acertar, fazer uma boa risada vir aí. A experiência será olfativa. Divirta-se com o seu, senhor, bendito nariz.

Eu sei, eu sei. Quem aparece sempre nas poesias são os olhos, a boca, pele, cabelos: – “Oh minha amada, doces olhos cor de mar, cabelos caramelo que jamais irei tocar…..” Já disse algum poeta, com alguma dor de “cutuvelo ”no século passado. Mas: – Oh! seu “narizinho”! Algo mais incomum, vamos concordar, encontrar na literatura.

Eu sei, eu sei. Quem aparece sempre nas poesias são os olhos, a boca, pele, cabelos: – “Oh minha amada, doces olhos cor de mar, cabelos caramelo que jamais irei tocar…..” Já disse algum poeta, com alguma dor de “cutuvelo.

Como que, algum poeta vai falar de nariz! Ainda mais, sendo esse órgão geralmente grande, com belos senhores dois buracos e bem no meio da cara. Alguns ainda cheio de pelos. Com uma função nobre, nos manter vivos através da respiração, mas vai lá, o nariz tem sua poesia bastante contraditória. Assim como as belezas não tão óbvias, ser lá um nariz, é como ser diferentão.

Essa semana assistindo a aula de ayurveda, a querida professora Karla de Bona falou tanto do nariz e da sua importância na cultura da Índia. A respiração. Respirar pelo lado direito. Respirar pelo lado esquerdo. Respirar profundamente. Respirar oxigena os órgãos. Somos acelerados. Precisamos respirar. 

Minha memória nasceu no meu nariz. E demorei alguns anos para sintetizar essa informação. A felicidade, que eu descrevia para meus amigos, em palavras, eram como uma fornada de merengues assados.  Tardes de verão, uma lembrança com cheiros  de morangos verdes com gosto de terra.  A paz,  remete à lençóis limpos,  após colchão ser erguido e travesseiros ao sol. Hoje a minha conversa é com você: O que  te faz feliz de verdade? 

Que cheiro te traz saudade? Que cheiro te lembra um verão? Um dia de chuva? Um amor inesquecível? Uma noite que não terminou?

Qual perfume permite você  respirar profundamente e sentir todos os órgãos relaxados. Te faz sentir vivo?

Entre minhas manias mais esquisitas, está sentir cheiro de “energia ruim”. Pode ter perfume francês se o “bendito” do nariz  resfolegar, nada por nada fará mudar a sensação. Durante esse período de quarentena permanente que estamos vivendo em 2020, alguns hábitos ganharam força, uma deles foi escolher aromas e perfumes para cada dia.

Voltando às minhas manias, talvez sejamos parecidos, sou dessa que escolho produtos de limpeza cheirando. Um método de relaxamento em dias estressantes e ir até a farmácia e ficar pesquisando “cheirinhos”. Não posso dizer, que é fácil me ver cozinhar e constatar a esquisitice de saber se a comida está com sal suficiente, cheirando o vapor.

Quando um “amor” virava a página da minha vida, precisava trocar de shampoo, de creme, de perfume. Todas as memórias mais profundas minhas vem de cheiros. Cheguei ao ápice de cada vez que conhecia alguém a associava a um cheiro mentalmente, e de forma metafórica essa pessoa se transformava em um ingrediente.

Tinha uma amiga que era sorvete de morango. Outra me trazia memória de vinho tannat. Algumas pessoas são bergamotas, de vários tipos. Gisele  Bündchen sempre me  lembra, pistaches. Acho que ela tem cheiro de pistache. Assim como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump me lembra bolo de cenoura cru (deve ser a cor). E isso, foi virando brincadeira. Intimidade de conversas. Risadas e muitas risadas ao longo da vida.

O perfume na bolsa. O creme para as mãos. O cheiro da sala. O cheiro da chuva. O cheiro de alegria.

Lembro,  que quando estudava, para algo que precisava concentração, passava perfume nas páginas, geralmente perfumes  masculinos. No dia da prova ou apresentação, o mesmo perfume nas minhas mãos. Se foi por sorte ou crença, junto com alguma oração, foi assim que saí de algumas provas de matemática, um pouco mais confiante do que quando entrava. 

Assim foi a descoberta que  minha memória é olfativa. Meu querido senhor nariz, que nem é tão grande, tinha exímia importância nos meus dias. Ele se conectava direto com minhas memórias. Com meus textos e com minhas emoções.

Um dia tomando banho, usei um sabonete  e lembrei de uma marchinha de carnaval de 1997. Meus filhos são associados a combinações únicas. Uma mistura de elementos, música e um óleo que eu usava para tomar banho. Usei um diferente pra cada gestação, já consciente que queria deseja criar uma memória única a cada.

Estou contando isso, pois, quero lhe dizer, que muitas  vezes,  buscamos a felicidade ou o momento feliz em mesas de restaurante, relacionamentos, amigos, compras, viagens. De forma externa. E muitas vezes a felicidade, está em fragmentos de segundos, disfarçada na lembrança de um cheiro que chega esquecido na fronha de um travesseiro. No abraço que nós pega de surpresa, quando vestimos um casaco do inverno passado ou quando do  forno da cozinha, sai uma lasanha que enche a nossa mesa vazia, de risadas e conversas e um tempo que não existe mais.

As viagens estão na lembrança, bem como  o cheiro de mar para a maioria de nós. Os recursos para estarmos próximos e sentir as pessoas que amamos estão limitados. Foi com esse intuito, de aproximar memórias, que vou te contar algumas experiências sensoriais que me fazem muito feliz. Compartilhar  formas de trazer mais cor e perfume para seus dias, especialmente nestes, mais cinzentos e emburrados. 

Primeira dica. Eu amo cheirinho de casa limpa. Me oferece sensação de organização e que tudo está no lugar. Abra as janelas. Se tiver sol, puxe as cortinas, deixe entrar. Se puder coloque os travesseiros sem fronha ao sol. O cheirinho de sol aquece. Vire o colchão da cama se possível. Um truque para limpeza os do colchão é diluir uma colherzinha de vinagre de álcool em 1 Lt de água acrescentar uma medida de tampa de amaciante da sua preferência . Borrifes  na colchão e passe um pano limpo e seco.

Ao arrumar a cama, passe algumas gotinhas de perfume. Não precisa ser perfume de alto valor. Pode ser aquele que você não gosta tanto, umas gotinhas de óleo de lavanda. Sabe aquele dia triste. Mude os lençóis e perfume com um cheiro que você nunca usou. Compre um perfume de bebê. Eu adoro diluir amaciante e borrifar na cama. Muitas marcas tem produtos especiais para roupas de cama. Se você é apaixonado como eu, vale o investimento.

No ambiente da sala, vasos com temperos aromáticos. 

Durante a quarentena, e buscando economizar, percebi que meu pai, colhia muitos maços de manjericão da horta, e as vezes chegavam murchar por tanto.. Comecei fazer vasos para casa com “molhos” de manjericão. Além de lindo, trazem uma energia tão boa. Cheirinho de “bora fazer”! Essa semana, após a geada os manjericão queimaram, fiz vaso com galhos de alecrim. Já fiz com galhos de eucalipto também. Coloco um pouco de água fresca e o aroma na casa é um presente da natureza.

Os banheiros borrifo um pedaço pequeno de algodão com essência de ambiente e coloco no fundo da latinha de lixo, ao trocar a sacola elas o cobrem.. Gotas de perfume na parte interna do rolo de papel higiênico, também são truque certeiro. Um banho com algumas gotas de óleo essencial de gerânio ou erva doce no chão antes de ligar o chuveiro, permitem uma meditação de silêncio, perfumada em paz.  

Desenvolvi  um cantinho de leitura em casa. O abajur do quarto foi pra sala. Antes de dormir um escalda pés com folhas de hortelã, camomila  ou poejo enquanto leio. Água bem quente. Um pouco de sal grosso. Após seco e uma meia bem fofa.

Um chá antes de dormir ou ao acordar com pouquinho de cravo e gengibre. Depois de limpar a cozinha coloco para ferver cascas de laranja e canela. O aroma invade a casa. Para tomar banho uma esfoliação com açúcar no corpo e uma ducha quente. Um sabonete que faça feliz. Escolha um aroma que te agrade. Textura. O mercado de cosméticos possui tanta opções. Se permita conhecer e experimentar produtos novos.

Compartilho aqui ideias que tem intuito de estimular através de aromas o ambiente e o conforto. Procure sempre observar se você pode ser alérgico ou até mesmo ao ingerir chás, se necessário consulte seu médico, o objetivo aqui e trazer experiências simples e de uso o mais comum possível. Mas existem pessoas que são alérgicas a perfumes, essências. Mesmo assim, um vaso de flores, uma vela com uma canela, uma fornada de pão caseiro.

A memória do que te faz feliz geralmente não está em rótulos, geralmente ela se disfarça de um sorriso silencioso de canto a canto.

Crônicas e histórias cotidianas sensoriais
“Acredito que podemos ler, estimulando mais que um sentido. Por isso, em mais de 18 anos de profissão, me apaixonei pelo processo de escrever levando o leitor a usar além da visão, outros estímulos sensoriais.

marcelamuttoni1@gmail.com

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade