Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado22°C, chuva moderada
Search
Close this search box.
Mandamento Quatro: Não mentirás – Série Os Dez Mandamentos da Autoconfiança

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Certo dia, Hefesto, o magnífico deus das construções e da manufatura, decidiu personificar a virtude da verdade na esperança de que ela passasse a regular o comportamento dos humanos. Então, deu início a escultura de uma linda estátua a quem chamaria de Aleteia – a verdade. Acontece que enquanto trabalhava foi chamado a atender um pedido inesperado do poderoso Zeus que o levou para longe.

Hefesto deixou seu aprendiz, Dolo, no comando de sua oficina. Dolo era astuto e ambicioso e, pretendendo ocupar o lugar de seu mestre, resolveu criar uma cópia idêntica à Aleteia, mesmo tamanho, mesma aparência e a chamou de Pseudo. 

Quando estava prestes a concluir a peça faltou argila para finalizar os pés da obra e antes que pudesse buscar mais, seu mestre retorna. Ao dar de cara com a obra, Hefesto fica impressionado com a similaridade das duas estátuas e, agradecido, insere ambas no forno da vida para se concretizem.

Ao sair do forno Aleteia (a verdade) caminha com passos firmes, segura e tranquila, enquanto Pseudo (a mentira) anda cambaleando com passos inseguros, sempre ficando à sombra de sua irmã.

Surge, então, o ditado: A mentira tem perna curta.

A verdade foi criada por um deus para personificar sua virtude, enquanto que a mentira, uma cópia idêntica e incompleta, nasceu de uma tentativa de trapaça.

O que mentir tem a ver com autoconfiança e poder de ação de um indivíduo?

Nosso cérebro é um grande processador de dados, capaz de processar bilhões de dados em questão de segundos, mas essa capacidade não é ilimitada e ele pode demorar até três vezes mais para processar uma ficção do que um fato real.

Sabe quando teu celular tá com a memória cheia? Ele começa a demorar para abrir os aplicativos, carregar as imagens, enfim, para dar uma resposta ao comando que foi solicitado? Assim é a nossa mente, quanto mais mentiras mantermos, mais tempo e energia precisaremos para sustentá-las, logo teremos menos agilidade – menos atitude.

Em outras palavras, quando mentimos com frequência gastamos três vezes mais energia para manter nossa pseudo história e demoramos o triplo do tempo para gerar uma resposta e isso reduz nosso poder de ação. Sem contar que uma pessoa que está mentindo tem alterações na pressão sanguínea e nos batimentos cardíacos, além de gerar movimentos involuntários com o olhos e as mãos que refletem sua insegurança através da linguagem corporal.

Podemos até dominar as palavras mentirosas que saem de nossa boca, mas nosso corpo revelará a verdade e isso afetará a avaliação de nosso desempenho. 

Ao longo de minha atuação como Analista Comportamental, tenho percebido o quando as pessoas não estão abertas à vida por carregarem dezenas de segredos sustentados por mentiras que criam verdadeiras paredes de bloqueios em diversas direções.

É mais ou menos assim, imagine que você está andando por uma trilha e, a cada segredo que você mantém é um caminho que se fecha. Você inicia andando em linha reta, de repente alguém pergunta sobre algo que você está mantendo escondido, aí você fecha aquele caminho, mudando de assunto, e pega um atalho à esquerda, então continua nesse sentido, até que a pessoa pergunta sobre outro assunto que você prefere não falar, aí cria outro desvio para à esquerda, depois novamente, outro assunto proibido, mais um desvio, digamos à direita, e assim vai.

No final do percurso, ao olhar para trás, o que você veria? Um grande ziguezague que te fez demorar três vezes mais para chegar onde queria! Esse é o resultado e a consequência de se manter segredos e se sustentar mentiras: um caminho mais longo e sinuoso nas relações.

Há casos em que mentimos tanto para manter outra mentira que ficamos presos em um labirinto imaginário sem mais conseguir saber o que é de fato real em nossa vida. Sou treinado para perceber pontos de bloqueios onde o indivíduo criou verdadeiros nós, dos quais não tem consciência, e ajudá-lo a enxergar a rota de sua verdade.

Você certamente já ouviu a frase: Pronto, falei, tô leve. Esse é um alívio da nossa mente para quando, enfim, libertamos a verdade que estava sendo mantida em cativeiro. Imagina viver com essa sensação constantemente, abrindo espaço para um processamento direto e rápido em sua mente? Dizer a verdade é sempre mais vantajoso. 

Exercício Prático: Converse com Aleteia (sua verdade interior). Fique em frente a um espelho, olhe firme nos olhos e faça uma pergunta ou afirmação em voz alta, assim: Aleteia, musa da verdade, me diga, eu sou feliz?

Ouça a resposta que virá imediatamente. Ou pergunte coisas dos tipo: O que falta para eu ser bem sucedido na minha carreira? Ou afirme: Eu sou uma pessoa realizada na vida! Ou: Sou uma boa mãe. Sou um bom marido. Sou um ótimo colega de trabalho! Anote e reflita sobre o que você ouviu. Depois pergunte-se porque e como resolver o que está faltando. 

Viver sua verdade afeta sua integridade, honestidade, paz interior, aumenta a certeza dos seus motivos para agir e isso reflete em uma postura de autoconfiança. Escolha sempre a verdade, custe o que custar.

Não perca! No próximo texto: O Quinto Mandamento da Autoconfiança.

Analista Comportamental, Life Coach, Mentor de Inovação e idealizador da Reeducação Positiva.
Um potencializador de indivíduos, equipes e resultados. 
Insta: @reeducacao.positiva
Site: www.reeducacaopositiva.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade