Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado13°C, céu limpo
Search
Close this search box.
No limite: Gramado registra 83% e Caxias 76%, de ocupação, em leitos de UTI

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Serra Gaúcha vive um momento preocupante e delicado em seu Sistema de Saúde. É o que aponta o levantamento exclusivo feito pelos canais Te Liga Canela e Acontece Gramado.

As UTI’s dos hospitais de referência para Canela e Gramado apresentam uma taxa de ocupação muito acima da ideal e as duas cidades correm o risco de ficar sem UTI’s disponíveis para pacientes graves nos próximos dias.

Canela não possui nenhum leito de UTI. Os pacientes mais graves da cidade precisam ser removidos para Caxias do Sul ou para Gramado.

Já Gramado possui, no momento, 18 leitos de UTI. A taxa de ocupação está hoje, dia 16 de julho, em 83%. A cidade registrou nesta quinta-feira, o terceiro óbito de residente por complicações da COVID-19.

A taxa de ocupação em Gramado está hoje, dia 16 de julho, em 83%

Dos 18 leitos de UTI disponíveis em Gramado, 15 leitos de UTI estão ocupados: 6 com pacientes confirmados com COVID-19, 2 com pacientes suspeitos de COVID-19 e 7 com pacientes internados com outras doenças.

Caxias do Sul é referência

Em caso de lotação dos 3 leitos de UTI restantes em Gramado, a referência para Gramado e Canela é Caxias do Sul. E por lá, segundo levantamento do canal Te Liga Canela, a situação não é menos preocupante.

A taxa de ocupação nesta quinta-feira é de 76,6%. Restam apenas 34 dos 145 leitos de UTI disponíveis nos hospitais caxienses. O grande problema é que Caxias do Sul recebe, diariamente, pacientes graves de 49 municípios que fazem parte da macrorregião Serra Gaúcha no mapa de controle de internações adotado pelo Governo do Rio Grande do Sul.

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda (PP), avalia que as administrações municipais da região têm se mobilizado para fazer com que os atendimentos de saúde não se tornem precários. Cita a atuação de prefeituras que têm comprado leitos na rede particular, como Caxias e Bento, que recebem pacientes também de outras cidades, e não descarta a possibilidade de articular para que municípios menores contribuam financeiramente para a aquisição das vagas. 

Cada município está fazendo o melhor que pode, colocando tudo que pode, monitorando conforme os protocolos. O que acontece é uma situação desconhecida ainda de como enfrentar — diz.

A região da Serra Gaúcha registra até o momento 8.475 casos de Coronavírus, com 6.857 pessoas recuperadas e 136 óbitos.

Situação no Rio Grande do Sul

Enquanto a situação e disponibilidade de leitos de UTI em Gramado e Caxias do Sul é muito preocupante, a situação no Rio Grande do Sul não é muito diferente. O Estado registra uma taxa de ocupação de 75,6% nos leitos de UTI.

Dos 2.280 leitos de UTI disponíveis no Rio Grande do Sul, 1.723 estão ocupados. 566 pacientes com exame confirmado para COVID-19 , 187 pacientes suspeitos para COVID e 970 pacientes com outras doenças.

Os dados coletados nesta reportagem são disponibilizados pelo Governo do RS.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade