Simone Prestes: Alimentos anti-inflamatórios

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Inflamação é uma reação natural do nosso sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada, se há uma demora no tratamento pode se tornar crônica e desencadear doenças e desequilíbrios como artrite, problemas cardíacos, diabetes, obesidade, distúrbios neurológicos e entre outros.

Além disso, quanto mais inflamado, maior é a tendência do organismo a acumular tecido adiposo, que pode levar ao acúmulo de quilos extras.

Porém podemos buscar na alimentação certas substâncias que diminuem esse processo inflamatório.

Na sequência montei uma lista de alimentos anti-inflamatórios que atenuam os radicais livres e as toxinas:

  • Abacate – O abacate possui nutrientes que auxiliam na desintoxicação do fígado. O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural. Ainda possui ação antioxidante.
  • Alho – Um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, ele reduz o processo inflamatório e é  um aliado no combate a doenças como gripes, resfriados, gastroenterites, aftas, bronquites e herpes. Também atua como fortalecedor do sistema imunológico.
  • Aipo – Também conhecido como salsão, é um vegetal que possui mais de vinte compostos anti-inflamatórios. Entre os principais está o flavonoide apigenina, que tem ação anti-inflamatória e grande capacidade antioxidante (isto é, protege as células e inibe a produção de radicais livres). Ainda é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, cobre, sódio e de óleos essenciais.
  • Abóbora – A abóbora é fonte de beta-caroteno, substância que ajuda no combate de inflamações da pele e dos pulmões. O alimento ainda possui antioxidantes que combatem os radicais livres.
  • Azeite extravirgem – É um óleo rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui ácido alfa-linolênico (ALA), uma substância que ajuda no combate a inflamações. Uma dica: É importante não aquecer o azeite, pois altas temperaturas fazem com que ele perca suas propriedades nutricionais.
  • Chia – Entre os diversos nutrientes que possui, a chia é rica em ômega 3, antioxidantes, vitaminas. Por isso, possui ação anti-inflamatória e é importante para a manutenção da saúde cardiovascular.
  • Chocolate amargo – Busque marcas que contenham ao menos 70% de cacau na composição. É a opção mais saudável, por conter diversos nutrientes, como flavonoides, componentes que destroem os radicais livres e ajudam a reduzir inflamações crônicas.
  • Cúrcuma ou açafrão da terra – Repleta de  curcumina, a especiaria é um potentes anti-inflamatório natural muito usada na medicina chinesa e indiana. Adicione no arroz, chás, sucos, ou até mesmo no leite de castanhas. Coloque uma pitada de pimenta preta para melhorar a absorção. A cúrcuma ajuda a neutralizar a inflamação e atua contra problemas como artrite, tendinite e machucados.
  • Folhosas verdes – Couve e espinafre são vegetais com folhas de cor verde-escuro que merecem entrar na dieta por conter alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico. A couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde. O vegetal é rico em antioxidantes que agem contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatório e uma aliado contra o câncer.
  • Cogumelo Shitake – Possui polissacarídeos que ajudam a aumentar a resposta imunológica, importante para combater infecções. O alimento também possui ação antimicrobiana. Excelente para o sistema imune e anti-inflamatório, ele pode ser preparado na manteiga ghee ou consumido em forma de extratos e suplementos.
  • Gengibre – A raiz está na lista de alimentos anti-inflamatórios, pois estimula a atividade dos leucócitos, que são nossas células de defesa, e modula a produção de substâncias inflamatórias que desencadeiam doenças, graças à presença das vitaminas C e B6.
  • Linhaça – O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3, às ligninas vegetais e aos fitosteróis e bioflavonóides. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.
  • Mirtilo – Fruta rica em antocianinas, que têm ação anti-inflamatória. Por ser fonte de fibras, ainda reduz as inflamações do aparelho digestivo. É considerado um dos frutos com maior nível de antioxidantes e um poderoso aliado do sistema imunológico.
  • Nozes e amêndoas – Outras fontes naturais de ômega-3, o que faz dessas oleaginosas boas combatentes de dores nas articulações e de inflamações.
  • Óleo de peixe – O óleo é uma das principais fontes de ômega-3, ácido graxo que ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, é um produto que deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatoide e dores nas articulações em geral.
  • Salmão selvagem – Esse peixe de água fria é rico em Ômega 3 e ajuda também na saúde do nosso cérebro. No sushi, grelhado ou assado no forno, não tem erro.
  • Moranga – A folha é rica em flavonoides, isotiocianatos e ácidos fenólicos que, além de nutrir, exercem um grande papel anti-inflamatório.
  • Repolho roxo – Esse tipo de repolho é fonte de antocianinas, um potente agente anti-inflamatório. Além disso, contém outros nutrientes com as mesmas propriedades, como glutamina e polifenóis.

Faça bom uso e viva saudável!!

Nutricionista,  formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos
@nutrisimoneprestes

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade