Chamou a atenção, nos bastidores políticos de Gramado, o encontro a portas fechadas entre os presidentes de dois partidos políticos “rivais” no cenário gramadense. Jacó Schaumloeffel, presidente do PDT (partido do atual prefeito e provável candidato à reeleição Fedoca Bertolucci) e Jaime Schaumlöffel, presidente do PP (partido do ex-prefeito Nestor Tissot e provável candidato de oposição no pleito deste ano).
A notícia foi dada pela coluna Política do jornalista André Aguirre no Jornal Nova Época. Ocorre que os dois presidentes partidários são também parentes (primos), mas não muito próximos segundo fontes desta coluna.
Qual teria sido a pauta da reunião fechada? Informações dão conta de que o clima foi amistoso e sem muitos confrontos verbais (o que era de se esperar mediante a tensão existente entre os dois partidos que polarizam a preferência política em Gramado).
O presidente do PDT, Jacó Schaumloeffel, não confirmou para esta coluna a realização do encontro, nem seu teor.
Independente da pauta e motivação, é salutar um encontro civilizado entre dois líderes políticos em meio a um cenário tão forte de ataques de lado a lado, a grande maioria partindo da Câmara de Vereadores.
Ações como esta deveriam ser praxe no município onde os políticos locais não deveriam apenas “viver de politicagem”, mas sim fazer mais a verdadeira e positiva política visando principalmente o bem estar da população acima de tudo.