Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado15°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Simone Prestes: Água é vida

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Já ouviu essa expressão!? Ela é totalmente verídica. Além de representar cerca de 60% do peso do corpo de um adulto, o líquido é fundamental para a hidratação e as reações metabólicas, a digestão e o transporte de nutrientes para todo o organismo.

A falta da água pode desencadear uma série de deficiências físicas, mentais e ganho de peso pois a sede pode ser facilmente confundida com fome.

  1. Física: o corpo desidrata, funções essenciais ficam prejudicadas e podem ocorrer alteração de pressão arterial, falhas renais, dores de cabeça, a pele resseca e perde viço.
  2. Mental: boca seca, ansiedade, variações no humor e dificuldade em se concentrar podem ser sinais de que seu corpo precisa de mais água.
  3. Inchaço, aumento de peso e o aparecimento de celulites.

A quantidade diária que deve ser consumida varia de peso de cada indivíduo, entre outros fatores. Para calcular o valor mais indicado por dia, no caso de um adulto saudável, a conta é simples: são 35 ml de líquido por quilo de peso. Então, alguém que pesa 60 kg deve ingerir 2,1 litros.

Porém, essa é a regra básica. Há muitas questões que podem influenciar e mudar esse valor. Por exemplo, idosos e atletas precisam consumir mais água, mulheres que estão amamentando e pessoas com metabolismo mais acelerado também.

Agora que você já sabe a importância de se manter hidratado, que tal colocar em prática?

O ideal é uma mudança na rotina com a água sempre à vista. Crie o hábito de carregar uma garrafinha por onde você for, mesmo dentro de casa.. Dê preferência aos recipientes transparentes, para que você possa ver o líquido diminuindo.

Há também as garrafas com medidores, que permitem que você estabeleça suas próprias metas em determinados horários no dia – 500 ml é um bom número para o período da manhã, por exemplo. Os canudinhos ajudam a água a passar mais rápido e, sem que percebamos, bebemos mais.

Se garrafas e canudos não fazem a sua linha, pode ser um copo da sua cozinha mesmo. Só o fato de não ter que abrir a garrafa a todo momento pode incentivar você a beber, além disso, ter a água sempre fresquinha e em menor quantidade pode ser o empurrãozinho que faltava.

Crie sua água com sabor

Se você é daquelas pessoas que não gostam de tomar água porque acham que não tem gosto e nem cor, a opção é adicionar sabores e aromas naturais à hidratação. A água saborizada ou aromatizada tem como principal destaque a fruta e, por isso, seus benefícios variam de acordo com o ingrediente que for utilizado. Dessa maneira, opte por frutas que não sejam muito doces ou que desmanchem na água.

Além de ter um preparo fácil, a bebida possibilita uma infinidade de combinações. Assim, a dica é que você aposte em ingredientes refrescantes e cítricos tal como limão, laranja, hortelã e menta. Pois, ambas as ervas sugeridas facilitam o processo de digestão. Já as frutas cítricas são repletas de minerais e vitaminas.

Receitinha de água saborizada com abacaxi e hortelã :

Descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Depois, coloque os pedaços da fruta dentro da jarra com água e acrescente as folhas de hortelã. Então, deixe na geladeira por cerca de 3 horas ou até a bebida gelar. Por fim, adicione os cubos de gelo e sirva.

Viu como é fácil?

Você pode trocar o abacaxi por laranja, ou também pode preparar sua água com uma combinação de morangos, cereja e rodelas de limão.

Se ainda assim for difícil criar o hábito, amarre a prática em coisas que você já costuma fazer. Você não se lembra de beber água ao longo do dia? Comece as manhãs e termine o dia bebendo um copo e se tornará um hábito, da mesma forma como escova os dentes.

Vai tomar café? Aproveite para beber um copo de água todas as vezes que se levantar para um cafezinho.

A mudança de hábitos é feita de forma lenta e gradual, mas para que ela aconteça você precisa dar o primeiro passo. Que tal um copinho de água agora?

Nutricionista,  formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos
@nutrisimoneprestes

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade