Exclusivo: Cai a taxa de ocupação em leitos de UTI em Gramado e na Serra

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A região da Serra Gaúcha respira aliviada neste início de Agosto. O número de internações em leitos de UTI na Serra começou a se estabilizar desde a semana passada e o fim de semana teve um alívio e diminuição da pressão sobre o Sistema de Saúde. Esta estabilização segue o padrão estadual, já apontado pelo Governo do Rio Grande do Sul, de que as internações e procuras por UTI’s vinham se estabilizando no RS, indicando um possível platô do novo Coronavírus. A tendência de estabilização ocorreu na última semana.

Hoje, a taxa de ocupação de leitos de UTI no RS é de 74,8% com pelo menos 850 gaúchos internados com confirmação para COVID-19. O Rio Grande do Sul já contabiliza 71.040 casos positivos de COVID com 1.974 óbitos.

A Serra Gaúcha, que já esteve em fase crítica com mais de 90% dos Leitos de UTI ocupados, nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, pela manhã, está com uma taxa de pouco mais de 70% de ocupação, segundo dados do Governo.

A melhora significativa também está relacionada ao aumento de ofertas de Leitos de UTI pelos municípios. Segundo a Associação dos Municípios da Serra, a região passou de 109 para 131 leitos de UTI na última semana, inclusive com os novos 05 (cinco) leitos no Hospital de Canela. (CONFIRA AQUI).

Com 12.425 casos de Coronavírus, com 222 mortes até esta segunda-feira, a Região da Serra era uma das principais preocupações do Governador Eduardo Leite em seus últimos pronunciamentos.

SITUAÇÃO EM GRAMADO

O Hospital de Gramado, que chegou aos 100% de ocupação há duas semanas, seguiu com alta ocupação por cerca de 15 dias. Nas última semanas a Casa de Saúde dos gramadenses também registrou óbitos de residentes e não residentes. Gramado já contabiliza 7 óbitos de residentes pelo novo Coronavírus.

Na manhã desta segunda-feira, dia 3, a taxa de ocupação da UTI no Hospital São Miguel é de 83,3%. Dos 18 leitos de UTI, são 09 (nove) pacientes internados com confirmação para COVID-19, 01 (um) com suspeita de COVID e 05 (cinco) pacientes não COVID em UTI. Com isso, são três leitos de UTI disponíveis no momento.

SITUAÇÃO EM CAXIAS DO SUL

Já Caxias do Sul, referência para Gramado e Canela, e cidade que recebe os pacientes das duas cidades em caso de superlotação de seus hospitais, enfrenta uma situação ainda mais confortável. Há duas semanas, Caxias do Sul se aproximava dos 90% de ocupação de seus leitos. Na manhã desta segunda-feira a taxa de ocupação estava em 70,3%, com 111 dos 158 leitos de UTI disponíveis ocupados.

Nos hospitais de Caxias do Sul, estão internados 36 pacientes com confirmações para COVID, 06 (seis) suspeitos para COVID e 69 pacientes não COVID.

Se a região da Serra conseguir manter a diminuição de novas internações, além de conseguir conter a taxa de letalidade nos próximos dias, é possível que retorne para a Bandeira Laranja na próxima avaliação do modelo de Distanciamento Controlado adotado pelo Governo do RS.

BANDEIRA LARANJA! O governo do RS atualizou no fim da tarde desta segunda o mapa de Distanciamento Controlado. Gramado e Canela, que pertencem à região de Caxias do Sul, passam da Bandeira Vermelha para Bandeira Laranja a partir desta terça-feira, dia 3 de agosto.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade