Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado14°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Te Liga: A grande corrida da Covid – (O GP da Covid)

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A busca de uma vacina contra o Coronavírus ganhou ares de um verdadeiro Grande Premio de Fórmula 1, daqueles que a TV Globo anuncia todo fim de semana.  Há 231 laboratórios concorrendo, mas menos de 10 deles tem condições de obter a pole position (largar na primeira fila) , ou seja,  entrar na fase final de testes antes da aplicação em massa.

É provavelmente o maior negócio dos últimos 10 anos, pois, até agora, já foram aplicados nele quase 15 bilhões de dólares, quantia que pode chegar a 50 bilhões  quando nós, humanos, começarmos a ser imunizados. 

Mas além de ser um grande e lucrativo investimento, sua importância cresce quando se sabe que está em jogo também uma complexa jogada geopolítica envolvendo a liderança mundial na era digital.

É que Estados Unidos, China, União Europeia e Rússia estão usando a corrida pela vacina como o grande recurso para uma retomada do crescimento econômico interno depois do desastre comercial e industrial provocado pela pandemia do Coronavírus. 

Quem sair na frente passa a ter uma vantagem enorme e, como numa corrida de Fórmula Um, fica muito difícil ultrapassá-lo. A busca da vacina envolve assim um componente politico e ideológico muito importante e que vai condicionar  toda a campanha mundial para imunização das pessoas.

O GP da Covid tem, no entanto, uma série de questões ainda sem respostas. A principal delas é como será feita a vacinação, porque os países ricos inevitavelmente darão preferência a quem vive neles, apesar das promessas atuais de que ninguém poderá furar a fila na imunização. 

Os Estados Unidos já reservaram  5,2 bilhões de dólares e vão gastar ainda mais para garantir  328 milhões  de doses para  os sobrinhos do Tio Sam. Estão comprando vacinas inclusive na Europa para o caso dos seis laboratórios americanos não conseguirem atender toda a procura interna.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a montagem de um consorcio mundial para garantir uma distribuição igualitária da vacina, especialmente entre os 2/3 da população mundial que não vivem em regiões ricas.

É uma iniciativa pra lá de justa e necessária, mas a OMS precisará da boa vontade dos laboratórios fabricantes que são em privados, em sua esmagadora maioria, e obviamente darão prioridade às vendas para compensar os gastos feitos na pesquisa das vacinas. É esperar para ver.

O Brasil também já percebeu que precisa estar no grid de largada do GP da Covid para não ficar sem vacinas e consequentemente fora da corrida pela retomada da economia, um objetivo que, a cada dia,  fica mais importante por causa do desânimo, pessimismo e irritação dos brasileiros. Já temos laboratórios nacionais com parcerias com chineses, russo, ingleses e norte-americanos, mas, tudo indica que os projetos com o Sinovac (China) e Universidade de Oxford (Inglaterra) tem maiores chances de chegar primeiro ao mercado brasileiro.

Outras grandes incógnitas nesta corrida maluca por vacinas contra o Coronavírus são a sua efetividade, o prazo em que começarão a ser aplicadas e o preço a ser pago por  nós.  Ainda há muitas dúvidas se teremos que tomar uma ou mais vacinas, se elas serão aplicadas todos os anos e se haverá efeitos laterais, especialmente em crianças e idosos.  

Mais controvertidas  ainda são as notícias sobre quando as vacinas estarão disponíveis para as pessoas comuns. OS prognósticos mais realistas são de que só no segundo semestre de 2021 é que o mundo poderá começar a perder o medo da Covid-19, mas ninguém arrisca um prazo para os países mais pobres da África, Haiti e Bangladesh. Quem quiser ser um dos primeiros a serem vacinados deve se preparar para gastar algo em torno dos 800 reais por uma aplicação em instituição privada.

Como a corrida pela vacina ainda está indefinida, nem se sabe quem larga na frente, nós teremos que ter muita paciência e realismo.  Vamos sim ter uma vacina, mas devemos estar prevenidos para a possibilidade de acidentes e desistências entre os competidores, o que pode prolongar a nossa espera. 

Isto nos leva a outra questão. Precisamos, é claro, combater a mortalidade, mas já teremos que pensar no pós pandemia, porque depois de mais de um ano de confinamento, distanciamento, medo da morte e desorganização econômica, o mundo em que vivemos será inevitavelmente diferente. 

O projeto TE LIGA Canela surgiu da vontade de um grupo de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e artistas de ajudar a população de Canela a buscar soluções para os problemas que afetam nossa cidade .
TE LIGA

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade