O início de uma operação aérea no dia 5 de outubro promete impactar diretamente o Turismo na Serra Gaúcha a partir de uma parceria entre Prefeitura de Canela e a Opções Connect. Esta parceria resulta em voos diretos de São Paulo e Florianópolis para Canela. Além disso, voos entre Canela e Porto Alegre e entre Porto Alegre e Erechim também irão impactar o Turismo.
O maior impacto está na praticidade e no tempo deslocamento entre os destinos. Hoje, uma das grandes reclamações de todos é o desperdício de tempo pelo deslocamento de no mínimo duas horas entre Gramado e Canela até o Aeroporto Salgado Filho para o embarque em voos para dentro e fora do Estado.
Da mesma forma, os turistas que visitam a Serra Gaúcha, ao chegarem no Salgado Filho, precisam de um serviço de transfer ou de linha rodoviária para o trajeto entre a capital dos gaúchos até Gramado e Canela.
Na prática, estas quatro horas de ida e volta entre a capital e Canela e Gramado será removida do itinerário reduzindo para 40 minutos no máximo (20 minutos IDA e 20 minutos VOLTA). Tempo é dinheiro e isso impactará em um maior aproveitamento dos visitantes durante seus passeios na Serra Gaúcha.
A Opções Connect vai oferecer, além de voos diretos entre Floripa e Canela e entre São Paulo e Canela, voos entre Porto Alegre e Canela e, entre, Porto Alegre e Erechim.
“Será uma revolução para o trade turístico, pois colocará Canela no mapa da aviação e proporcionará uma economia de praticamente três horas de viagem entre Porto Alegre e a Serra aos visitantes que optarem pelo pacote aéreo”, projeta o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches.
O diretor operacional da empresa, Gilfred Husken, com expertise de 32 anos no mercado do turismo e Aviação, destaca em entrevista para o Acontece Gramado que o Aeródromo do município de Canela possuiu as devidas autorizações para este tipo de operações junto a a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para realização de voos comerciais e a intenção é iniciar a operação a partir de outubro.
Segundo ele, são dois anos de estudo e estruturação para a operação. Um diferencial é que todos os passageiros terão seguros gratuitos Travel ACE. “Nosso foco é o desenvolvimento da comunidade e também da Região das Hortênsias como um todo”, destaca.
A Opções Connect possui sede operacional em Novo Hamburgo. Os voos serão realizados por aeronaves da Total Linhas aéreas, empresa contratada pela Opções Connect. A aeronave usada no trajeto será uma ATR 42- 500 com capacidade para 46 passageiros no máximo por voo. A Opções também oferecerá a opção de fretamento privado.
A parceria com as prefeituras de Canela e Erechim ocorre sem recursos municipais, estaduais ou federais. “Vamos iniciar as operações no dia 5 de outubro. Nosso projeto para 2021 é estar com mais aeronaves em operação”, conta Gilfred.
Perguntado se a neblina e o clima podem ser um problema para os pousos e decolagens, ele afirma que a neblina é uma realidade mas a operação precisa se adaptar. “O aeroporto de Canela tem muitas janelas. Com a modernidade o problema de neblina não é grande problema. A ideia, junto com a Prefeitura de Canela, é modernizar o aeroporto futuramente”, destaca. O objetivo é colocar Canela no mapa da malha aérea brasileira.
“Pedimos que os empresários se unam pela região e pelo turismo para trazer o desenvolvimento para nossa região. A união que faz a força”, finaliza Gilfred.
Interessados em adquirir os bilhetes poderão comprar no site da Operadora que estará no ar nas próximas semanas ou também em suas agências preferenciais.
Contatos pelo e-mail operacional@opcoesturismo.com.br.
TRAJETOS DA NOVA OPERAÇÃO AÉREA
Erechim – Porto Alegre – Erechim – Erechim foi estrategicamente escolhida por ser o segundo polo metal mecânico do RS. Além disso, a cidade está perto das águas termais de Marcelino Ramos e outras cidades, com potencial crescimento turístico. O tempo de voo entre Erechim e POA será de 45 minutos. O trajeto terá voos de segunda a sexta-feira.
Porto Alegre – Canela – Porto Alegre – O trajeto entre Porto Alegre e Canela visa atender a demanda turística entre a capital e a Serra Gaúcha, especificamente a Região das Hortênsias, diminuindo o tempo de deslocamento e trazendo praticidade aos usuários. O trajeto terá voos de domingo a sexta-feira com tempo em média de 20 minutos.
SP (Garulhos) – Canela – SP (Garulhos) – O trajeto com voo direto entre São Paulo e Canela atende uma demanda antiga para a Serra Gaúcha, além de permitir com que o usuário não precise fazer o trajeto rodoviário até a capital gaúcha para então embarcar a São Paulo. O trajeto entre os dois destinos deverá ter em média 01 hora e 50 minutos com voos nas quintas-feiras e domingos.
Florianópolis – Canela – Florianópolis – O trajeto entre Floripa e Canela atende a demanda dos catarinenses e paranaenses que querem visitar a Serra Gaúcha mas não estão dispostos a viajar entre 6 e 10 horas de carro, além de atender os gaúchos que querem ir até os estados vizinhos. Atende também a demanda de viagens aéreas entre a Serra Gaúcha e a capital catarinense. O trajeto terá voos nas sextas e domingos com uma média de 50 minutos de duração.
Florianópolis – Porto Alegre – Florianópolis – Os voos entra as duas capitais serão de domingo a sexta-feira e o trajeto levará cerca de 50 minutos.