A gelatina está acessível no mercado e tem seu público fiel que acredita estar fortalecendo pele, unhas e cabelos, graças ao colágeno presente em sua fórmula. O que não está claro para esses consumidores, é que a versão artificial da gelatina, a que encontramos nos supermercados, na verdade, apresenta muito mais prejuízos do que benefícios à saúde.
Essa gelatina, multicolor, tem em sua composição uma quantidade muito pequena e quase insignificante de colágeno e em contrapartida, uma quantidade bem significativa de açúcar, adoçantes, corantes e aromatizantes, além de outros ingredientes artificiais que podem desencadear alergias e irritações no estômago, entre outros danos ao organismo.
A versão DIET é ainda mais prejudicial pois pode desencadear um processo inflamatório o que aumenta o risco do aparecimento de resistência à insulina, que é a etapa inicial do diabetes e está associada a uma série de problemas como o aumento da gordura na região abdominal, compulsão alimentar e doenças cardiovasculares, por exemplo.
Eu costumo ensinar meus pacientes de consultório a ler rótulos dos alimentos consumidos. Vamos entender o rótulo da gelatina? Pode pegar uma caixinha para acompanhar comigo.
Ingredientes: açúcar, gelatina, sal, vitamina C, regulador de acidez citrato de sódio, acidulante ácido fumárico, aromatizante, edulcorantes artificiais (aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica) e corantes artificiais (tartrazina e amarelo crepúsculo).
Vou traduzir tudo isso para você
– Açúcar: vem em primeiro lugar na descrição porque é o ingrediente em maior quantidade.
– Gelatina: é a proteína derivada dos ossos, pele e tendões de certos animais.
– Conservantes: vitamina C, regulador de acidez citrato de sódio, acidulante ácido fumárico
– Aromatizante: aditivo que vai dar sabor e aroma artificial
– Edulcorantes: são adoçantes adicionados com a intenção de reduzir o açúcar e as calorias, para enganar os bobos
– Corantes artificiais: dão cor e encantam os olhos
Ou seja, pela deficiência de proteína, a gelatina nunca ajudará na melhora da flacidez e ainda aumentará inflamação e piorará a pele, deixando-a mais envelhecida e com mais celulite pelo excesso de aditivos químicos.
Entretanto se você é fanático por gelatina e não pode ficar sem ela existem opções saudáveis são as de origem vegetal, extraídas de algas, como as feitas com agar-agar, incolor e sem sabor, para serem misturadas a sucos de frutas naturais e até em chás. A mais acessível é a incolor em pó que você encontra em qualquer mercado e pode se tornar uma gelatina colorida, saudável e deliciosa
Receitinha
Faça o suco da sua preferência e adicione a gelatina em pó incolor. Reserve na geladeira até obter a consistência e consuma. Uma dica legal é adicionar pedaços das frutas também, além de saborosa sua gelatina ficará bem linda.