O Governo do Rio Grande do Sul aprovou o Modelo de Cogestão da Serra proposto pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), na luta contra o Coronavírus. A região é integrada por um total de 49 cidades, contudo apenas 41 aderiram ao plano – entre elas estão Gramado e Canela.
Na prática, ao se incorporar a este modelo, os municípios estão aptos a flexibilizar suas atividades em caso de bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo.
Ou seja: cada uma das cidades que integra a Cogestão da Serra poderá instituir regras mais amenas do que as determinadas em bandeira vermelha – e mais restritivas do que as de bandeira laranja.
Em caso de o Governo do RS classificar a Serra em bandeira vermelha, os municípios que integram a cogestão poderão manter as regras de bandeira laranja. Na prática este novo modelo fará com que, muito dificilmente, as cidades voltem a ter restrições totais no comércio, turismo e indústria.
O modelo de cogestão diz ainda que, em caso de classificação em bandeira laranja e, ou, amarela, os municípios seguirão as regras do Governo do Estado. Confira AQUI o modelo.