Gramado: Clínica geriátrica tem surto de Covid com 19 casos e dois óbitos de idosos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Centro de Operações de Emergências (COE) e a Vigilância em Saúde Gramado emitiram nota na tarde desta quinta-feira, dia 10, confirmando a ocorrência de surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos – ILPI (hospedagem de idosos). 16 idosos e 3 funcionários do local testaram positivo para a COVID.

O local do surto é o Santa Ana Residencial Geriátrico. Segundo os administradores, “assim que soubemos das suspeitas foram realizados testes em todos os mensalistas e funcionários. A casa reitera ainda que desde março vem tomando todas as medidas de precaução como proibição de visitas, distanciamento entre os idosos e outras iniciativas preventivas“.

Segundo a nota da Vigilância, todos os procedimentos foram adotados no que se refere ao combate da pandemia do coronavírus no local.

Confira a íntegra da nota:

“O Centro de Operações de Emergências (COE) e a Vigilância em Saúde Gramado vêm por meio desta nota informar a comunidade sobre a ocorrência de um surto de COVID-19 em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) situada no Município. A Vigilância Epidemiológica tomou conhecimento de idosos sintomáticos no dia 03 de setembro à noite, por intermédio da Equipe do Hospital Arcanjo São Miguel e também pelo responsável técnico da ILPI.

Inicialmente, a Vigilância Municipal acionou a Coordenadoria Regional de Saúde e começou acompanhamento dos idosos e funcionários, considerando o caso como “surto de síndrome gripal”. Após confirmação laboratorial de alguns funcionários e idosos, a situação foi classificada como “Surto de Covid-19”.

Até o momento 65 pessoas foram expostas. Deste contingente, 19 pessoas testaram positivo para Covid-19 (3 funcionários e 16 idosos), 8 testaram negativo, 30 aguardam análise e 8 aguardam coleta.

Entre os positivos, dois idosos evoluíram para óbito no dia 09 e 10 de setembro.

No que tange à Vigilância Sanitária o estabelecimento passou por vistoria da equipe, o estabelecimento não tem no seu histórico nada que o desabone e mantinha licença sanitária em dia.

A ILPI tem colaborado com as Equipes de Vigilância em Saúde, seguindo as orientações e medidas indicadas. A Vigilância Municipal, em parceria com o Estado, seguirá acompanhando a situação e tomando todas as medidas necessárias.”

Assinam a nota:
Sérgio Spannenberger – Diretor da Vigilância em Saúde
Andréia Burille – Enfermeira Sanitarista- COE e Vigilância Epidemiológica
M.V. César Brum –Fiscal Sanitário Vigilância Sanitária
Ellen Pedroso –Enfermeira COE e Vigilância Epidemiológica

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade