O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta quinta-feira (17), a liberação da realização de eventos corporativos no Estado. O decreto com os protocolos deve ser publicado entre segunda (21) e terça-feira (22).
Segundo o anúncio, serão permitidas feiras e exposições corporativas e comerciais; seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras e similares; reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos.
Já os eventos sociais não serão liberados neste primeiro momento.
O Grupo Live Marketing RS, que congrega mais de 300 empresas de eventos, recebeu elogios do Governo pela organização dos testes do final de semana, que simularam um congresso e feira com palestras no Centro de Eventos da Fiergs e um show no Auditório Araújo Vianna.
Ambos os eventos foram voltados à capacitação de profissionais e fornecedores para a retomada, com aplicação dos protocolos sugeridos pelo setor, que envolvem medidas de segurança, higiene, distanciamento e uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Na terça-feira (15), a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia publicou uma lista dos setores mais prejudicados com a pandemia e elencou o de atividades artísticas, criativas e de espetáculos como o mais impactado pelos decretos de calamidade pública.