Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado14°C, céu limpo
Search
Close this search box.
10 cidadãos de Gramado morreram na semana, todos idosos. Por isso não estamos de luto?

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Me espanta a passividade e a falta de um luto coletivo, além de uma maior mobilização da comunidade gramadense, em torno do surto de coronavírus que assola o lar de idosos na cidade desde o dia 3 de setembro.

Em menos de 15 dias, 10 gramadenses moradores do Santa Ana Residencial Geriátrico Gramado morreram após contraírem o vírus. Todos idosos!

A última semana foi a mais trágica da cidade desde o início da pandemia, com alta taxa de mortalidade. E o que vemos? A comunidade segue sua rotina, cientes dos fatos e das mortes claro, porém sem uma maior mobilização a respeito. A sensação é que estas mortes não estão impactando a comunidade.

Muitos estão minimizando a situação com termos como: fatalidade, grupo de risco, velhos, tinham comorbidades, eram idosos, etc. Ou seja: existe um senso comum no inconsciente coletivo gramadense de que “paciência, eram idosos e estavam todos no grupo de risco para o Coronavírus”.

É, na minha opinião, um olhar muito simplista e superficial sobre a situação. Este surto merece mais enfoque social e uma discussão de relevância em nossa comunidade. Gramado é uma cidade cosmopolita, pelo Turismo, mas ainda assim uma cidade pequena. Por aqui, ainda é possível conhecer e conviver tendo conhecimento de quem é quem na sociedade.

Estes 10 idosos, todos com idade entre 70 e 90 anos, eram cidadãos gramadenses. Cada um com uma história na cidade, com contribuições que nem mesmo conseguimos trazer à tona neste momento. Todos com famílias e entes queridos que hoje sofrem. Mas sofrem esta perda de maneira meio que solitária. Consequência de um grande mal que assola nosso país e o mundo: o preconceito aos idosos.

Hoje, infelizmente, os idosos são pessoas invisíveis na sociedade. Considerados pelos jovens e pelos governantes como um grande “estorvo” não só pessoal mas também econômico. Nossos idosos ocupam um papel de isolamento social na comunidade.

Nós vivemos em uma sociedade que desvaloriza o velho. É uma sociedade capitalista e a nossa importância está muito vinculada ao que a gente produz. Quando o idoso para de produzir, para de trabalhar, ele para de ser interessante

Nos últimos meses a violência geriátrica quase que quintuplicou, saindo de 3 mil denúncias em março para 17 mil em abril. Os dados são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH).

Abaixo, alguns dados sobre a violência sofrida pelos idosos no âmbito familiar:

Quem pratica? quem sofre mais? Qual violência contra o idoso mais frequente?. Foto: Portal IG
Quem pratica? quem sofre mais? Qual violência contra o idoso mais frequente?. Foto: Portal IG
Quem pratica? quem sofre mais? Qual violência contra o idoso mais frequente?. Foto: Portal IG

Fonte: undefined – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2020-09-05/violencia-contra-idosos-quase-quintuplica-na-pandemia-de-covid-19.html

O preconceito contra o idoso a gente chama de etarismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 13% da população tem mais de 60 anos atualmente, sendo que a partir de 2031 haverá mais idosos do que crianças e adolescentes e, em 2042, essa população alcançará o número de 57 milhões de brasileiros.

Gramado deveria estar de luto, os gramadenses deveriam estar mais respeitosos e impactados com estas perdas. Não perdemos somente idosos residentes de um lar geriátrico. Perdemos, esta semana, dez protagonistas de nossa história. Eles merecem sim o nosso luto!

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Uma resposta

  1. Parabéns por este respeitoso olhar aos idosos. Eles não produzem mais contabilmente, produzem através de seu exemplo de vida familiar e profissional e esta cultura de desprezo nutri o individualismo cada mais enraizado em nossa sociedade lamentavelmente.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade