Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado25°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Gourmet Hunters Especial Oficinas: 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Olá Hunters!

Conforme prometido vim trazer pra vocês uma serie de colunas sobre o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontece de 01 a 12 Outubro.

O festival ainda não se iniciou, porém no novo formato as oficinas já estão sendo disponibilizadas diariamente através do canal do Youtube do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Se inscrevam lá para conferir!

Vou falar um pouco sobre as 3 oficinas disponibilizadas até o momento que são a da Chef Larissa Marques, docente do Senac Gramado, Chef Rodrigo Mylius, docente da UCS e do Capitão Rodrigo, especialista em materia e cultura do chimarrão.

Oficina 1: Chef Larissa Marques – Tortei, com foco em massa fresca.

Na oficina da chef Larissa Marques docente do Senac Gramado, ela trouxe de forma muito simples e objetiva a receita de tortei com um molho de frango.

Com foco do produtor à mesa do festival de Gastronomia, ela trouxe essa iguaria de moranga que é amplamente conhecida aqui na parte colonial de Gramado.

O Objetivo maior que ela traduziu em sua oficina foi a massa fresca partindo do zero. Usando ingredientes locais, como o ovo caipira para massa, ingredientes orgânicos para o molho ( Que deu água na boca só de o olhar!) e claro, não poderia faltar MUITO queijo colonial para fechar com chave de ouro.

Outro detalhe que me chamou atenção que foi uma oficina que trazia acessibilidade. Através de Eleni que é surda e traduziu toda a oficina em linguagem de sinais, atribuindo até à chef um símbolo especial que só quem acompanhar vai saber qual é.

A chef também transmite muito o amor que ela tem pela profissão em uma das partes que mais gostei, quando ela diz: “Comida é aroma, tempero e amor !”.

Cozinha Experimental com a Chef Larissa Marques, SENAC – O sabor da massa fresca recheada – Tortei com abobora, canela e ovo caipira. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 2: Chef Rodrigo Mylius – Aligot de aipim com cogumelos defumados e crispies de couve.

A segunda oficina ministrada pelo chef Rodrigo trouxe de forma mais técnica um prato de execução um pouco mais difícil, que pode porém, ser feito em casa sem problemas.

O aligot de aipim com cogumelos defumados e crispies de couve.

Logo sem perder tempo o chef inicia a receita com o item mais demorado da oficina, cozinhar o aipim para o aligot. Após isto ele mostra como construir um defumador na cozinha de casa sem grandes problemas, usando apenas uma panela de macarrão e papel alumínio, fazendo com que qualquer pessoa possa ter um defumador em casa sem gastar os horrores que um custa e ter o mesmo resultado.

A oficina foi bem técnica e objetiva, mostrando todos os “pulos do gato”, para fazer a execução perfeita, desde o tipo de madeira e feno para defumar junto com o tomilho, até a forma de se cortar os cogumelos.

Uma coisa que me chamou atenção no vídeo e que sempre utilizo nos meus eventos ou até mesmo em casa pra mim é o mise in place (por à mesa) que é o ato do preparo de todos os ingredientes como cortar, limpar e separar para tê-los em mãos. O chef mesmo disse no vídeo “Com o mise in place feito conseguimos visualizar o desenvolvimento da receita”.

Cozinha Experimental com o Chef Rodrigo Mylius, UCS – Aligot de Aipim com Cogumelos Defumados e Crispis de Couve. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 3: Capitão Rodrigo – Materia.

A terceira oficina trouxe o rumo mais cultural do Festival, falando sobre a materia através do Capitão Rodrigo.

O capitão mostrou excelência e expertise quando entrou no assunto, contando desde o inicio como se introduziu o mate na cultura gaúcha, passando pela Europa, colonização, jesuítas e afins.

Ele apresentou também as formas pelas quais se tomava chimarrão até chegar na cuia e bomba que temos hoje, mas isso vocês têm que ir no vídeo e conferir.

Foi apresentado também no vídeo outras formas de se tomar chimarrão, como uma que achei o ponto alto do vídeo. Chimarrão torrado com leite que vou testar hoje mesmo em casa!

Cozinha Experimental com Fernanda e Rodrigo, Materia Capitao – A Cultura do Mate Chimarrao – Origens e saberes desta bebida ancestral. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Então hunters, vou dar minhas considerações finais.

Estas 3 oficinas tiveram temas muito interessantes valorizando sempre o produtor local, algo que particularmente também prezo muito na minha gastronomia.

A filmagem e edição são pontos que valem ser destacados. Muito bem executado conseguimos escutar muito bem, apreciara a qualidade de imagem impecável, as transições sempre em momentos bem pertinentes. Quem acompanha canais de receitas no Youtube sabe que as vezes pode ser muito frustrante. A equipe técnica do Festival se superou em qualidade.

A ambientalização da cozinha também merece parabéns! Vemos a maravilhosa louça e panelas da Oxford, além de taças da Strauss, que são os patrocinadores do evento.

Em fim, a produção do 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado está de parabéns!

Vou deixar pra vocês o link para se inscreverem no canal e não perder nenhuma oficina. https://www.youtube.com/channel/UCjl6rBtqE3UMfBsTn2KoMGA

Por hoje é isso hunters! Não deixem de acompanhar as colunas especiais falando sobre o Festival.

Até a próxima caçada!

Formado em Gastronomia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em São Paulo

Uma resposta

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade