Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado26°C, nuvens dispersas
Search
Close this search box.
Gourmet Hunters Especial – Oficinas 2 – 12° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Olá Hunters,

Vamos para mais uma coluna especial sobre as oficinas do 12° festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.

Se você perdeu a primeira coluna corre lá e acompanhe, pois está imperdível! Hoje vamos falar de mais 3 oficinas, duas com o chef Endrigo Sedrez, docente do Senac Gramado e do chef Rodrigo Mylius, docente da UCS.

Oficina 1: Chef Endrigo Sedrez – Oficina de Pão Colonial com salame e copa com.

A oficina de pão colonial com o chef Endrigo trouxe novamente o elemento da acessibilidade com o interprete de libras Douglas, que o chef carinhosamente chamou de “meu escudeiro”.

Nessa oficina foi abordada de forma muito pratica como iniciar o pão colonial e os tempos de descanso, que são muito importantes para qualquer tipo de pão, desde a ativação do fermento ao primeiro e segundo descanso.

Além disso, com toda didática e humor do chef, ele explicou passo a passo e deu algumas dicas importantes como a de peneirar a farinha para retirar as impurezas. Na parte cômica da oficina, enquanto falava, o “pobre” do interprete que assumiu o papel de escudeiro, sovando a massa por 15 minutos, é substituído por Eleni, conhecida nossa do vídeo da chef Larissa Marques.

O chef Endrigo já é amplamente conhecido na região e formou boa parte dos cozinheiros que por aqui atuam! Seu bom humor e personalidade sempre se sobressaem, seja em palestras, vídeos, etc.

Assim como a chef Larissa, o chef Endrigo também recebeu seu símbolo na linguagem de sinais. Mas vocês têm que assistir !a oficina online para descobrir qual é!

Não posso deixar de ressaltar o empratamento, que contou com uma linda louça da Oxford, patrocinadora do evento.

Cozinha Experimental com o Chef Endrigo Sedrez, SENAC – A tradicao do Pao colonial, recheado com salame e copa lombo (com traducao em LIBRAS). Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 2: Chef Endrigo Sedrez – Risoto de Cogumelos.

Aqui continuamos com o chef Endrigo, que nos mostrou os segredos de um risoto perfeito.

De forma rápida e objetiva, o chef mostrou seu “mise in place”, e acrescentou que iria usar espumante moscatel ao invés de vinho branco seco para agregar mais sabor ao risoto.

O mais importante a destacar é que o uso de produtos locais foi levado muito a sério, como os cogumelos produzidos aqui na região até mesmo a espumante da Casa Perini.

Ele apresentou 2 segredos para um risoto perfeito. O primeiro é o caldo de legumes que deve ser perfeitamente preparado (porém não passou a receita pois o seu colega irá explicar no próximo vídeo.), e o segundo segredo é mexer constantemente.

Uma frase que ele disse e que ficou bem marcada durante essa oficina foi: “Devemos valorizar os ingredientes locais e a Agricultura familiar!”.

Cozinha Experimental com o Chef Endrigo Sedrez, SENAC – Cozinha de vanguarda com produtos de Gramado – Risoto de cogumelos. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 3: Chef Rodrigo Mylius – Risoto ao pesto.

O chef Rodrigo Mylius de forma mais descontraída que seu primeiro vídeo, apresentou o risoto ao pesto com laranja, que babei só de olhar!

Como eu disse na avaliação anterior, o chef Endrigo preparou o terreno para que o chef Rodrigo apresentasse a definição de mirepoix (que são os ingredientes base de um fundo de legumes), com uma particularidade que é fazer um caldo claro, para dar uma aparência mais clara também ao risoto.

Ele explicou o passo a passo de como fazer um bom fundo de legumes, montando ali mesmo na hora seu “mise in place”.

Após colocar seu caldo no fogo ele iniciou a parte que devo destacar como mais “divertida” do vídeo. Ele demonstrou com maestria como fazer um molho pesto, porém o liquidificador não estava ajudando muito, fazendo com que o chef o balançasse e literalmente “bailasse” com o liquidificador. Huahua! Tanto que ele mesmo, vermelho de vergonha, soltou uma piadinha que foi a seguinte: “Quem nunca bailou com um liquidificador, não é mesmo?”

Após isso demonstrou como tirar os “supremes” de laranja, e aproveitou o máximo de cada insumo, até finalizar o risoto que ficou lindo.

Acompanhem na oficina!

Cozinha Experimental com o Chef Rodrigo Mylius, UCS – Canjiquinha com Linguica Colonial e Queijo Serrano. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Então hunters, essas são mais 3 oficinas pra vocês. Vale lembrar que para acompanhar as oficinas basta se inscrever no canal do Youtube do 12° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado! Vou deixar o link aqui pra vocês.

https://www.youtube.com/channel/UCjl6rBtqE3UMfBsTn2KoMGA

Outra coisa que tenho que destacar antes de encerrar é que já estão disponíveis no site do Festival as receitas das oficinas para vocês se aventurarem!

Até a próxima caçada!

Formado em Gastronomia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em São Paulo

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade