Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado24°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Nutri Simone Prestes: Ovo, vilão ou mocinho?

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

De origem animal, rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo já foi considerado vilão alimentar, pois acreditava-se que aumentava o colesterol.

Hoje, através de inúmeras pesquisas e estudos científicos, sabe-se que é um alimento com alto valor nutritivo e que na verdade reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e eleva os do colesterol bom (HDL).

Preparações como ovo cozido, frito, mexido, estrelado e poché são as mais rápidas e práticas. Pode ser de codorna, caipira, ou orgânico,  a versatilidade e as variadas formas de consumir esse alimento fazem com que ele esteja presente na alimentação diária dos brasileiros.

Em uma unidade podem ser encontradas 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, com apenas 70 calorias em média.

Clara X Gema: Propriedades e Benefícios

O ovo é composto por duas partes, com características nutricionais bastante diferentes entre si. A clara é rica em proteína enquanto a gema concentra vitaminas e minerais.

Um ovo cozido possui, em média, seis gramas de proteína, originários justamente da clara, região rica em albumina, proteína que possui alto valor biológico. Ou seja, é facilmente absorvida pelo organismo e auxilia diretamente na construção da massa muscular.

Na clara se encontram todos os aminoácidos essenciais e em quantidades adequadas. Além disso, ajuda a manter a sensação de saciedade.

Na gema estão vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo, como zinco, selênio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, sendo uma super aliada no combate à anemia.

Devido à abundância de proteínas presente na composição, é possível dizer que o ovo auxilia a hipertrofia  (o ganho de massa magra) em atletas, além dos benefícios para o organismo, como garantir o funcionamento das células nervosas que ajudam na memória, pela sua abundância em colina conhecido como “o nutriente que ajuda a turbinar o cérebro” (complexo B).

Incluir ovos na dieta diária traz muitos benefícios

Outro benefício é que ele não tem glúten e por isso pode fazer parte da dieta de celíacos. De uma forma geral, o alimento além de muito nutritivo é ideal tanto para crianças quanto para adolescentes, adultos e idosos.

A quantidade e o horário para comer os ovos pode variar de acordo com o objetivo de cada dieta e a individualidade de cada organismo. O consumo exagerado desse alimento pode ser prejudicial para os pacientes com colesterol alto, obesos e hipertensos.

Mesmo sendo possível seguir alguns parâmetros como base, o ideal é sempre ter um acompanhamento individualizado de um nutricionista.

Nutricionista,  formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Nutrição Clínica pela Unisinos
@nutrisimoneprestes

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade