Diferente do restante do Rio Grande do Sul, que apresenta quedas de novos casos de coronavírus e internações nas últimas semanas, Gramado não apresenta queda no número de novos casos e nem queda no número de internações em UTIs.
Na contramão do restante do estado, na cidade a curva é ascendente nas últimas semanas e o alerta está ligado. Somente nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, foram registrados 43 novos casos na gramadenses positivados com o vírus.
A semana apresenta também outro dado muito preocupante: o Hospital São Miguel chega próximo dos cem por cento de ocupação dos leitos de UTI. Até às 17 horas de hoje, 94,4% dos leitos de UTI estavam ocupados no hospital gramadense. São 14 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva, com confirmação para COVID, dos quais seis são gramadenses. Outros sete gramadenses estão internados em enfermaria.
Outro dado preocupante é o alto número de gramadenses com o vírus ativo no organismo. Hoje, são 114 moradores da cidade com o vírus ativo, o maior número de casos ativos desde o início da pandemia na cidade.
Gramado teve até aqui 1.279 pessoas com confirmação para Coronavírus, dos quais 1.141 estão considerados curados e 24 pessoas morreram.