Dólar: R$ 5,20

Euro: R$ 5,55

Weather Icon
Gramado18°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Gourmet Hunters Especial Oficinas 3 – 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Olá Hunters,

Vamos continuar nossa serie especial sobre o 12º Festival de Cultura de Gastronomia de Gramado.

Mas antes vamos falar um pouco sobre os acontecimentos que marcaram o inicio do Festival.

No dia primeiro de Outubro se iniciou o Festival com uma cerimonia breve porém que causou grande impacto. Ao som do quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado iniciamos o Festival. Com fala emocionada e otimista das autoridades como Rafael Carniel, atual presidente da Gramado Tour e até mesmo do nosso prefeito, que em breves palavras colocou o quão este evento é importante.

O segundo dia de Festival já foi marcado com a entrega do prêmio de melhor chef, com júri formado por chefs e pessoas da região a chef ganhadora deste ano foi a Arika Messa com o prato “Texturas de cenoura e porco Moura” que levou a concha de cristal. Inclusive um lindo troféu produzido pela Cristais de Gramado.

Arika Messa

Atualizando os atuais acontecimentos do Festival vamos voltar para nossas oficinas.

Oficina 1: Chef Mamadou Sène – Truta recheada com presunto de parma.

Essa oficina se inicia com a receita mais complexa até agora apresentada durante o festival.

A execução do prato através de varias etapas, com cozimento em plástico filme e montagem bem complexa, foi demostrada com calma e maestria tornando o que talvez seria um pesadelo ao se ler a receita em um prato “fácil”.

O chef usou a copa que é produzida na colônia e os cogumelos regionais, além de demonstrar como estes ingredientes juntos combinam perfeitamente.

O chef não é brasileiro, porém sua calma ao falar torna cada segundo do vídeo convidativo e bem instrutivo.

A finalização do prato foi um grande destaque, com muitas cores e texturas. Lindo de se assistir.

Confesso que será um prato que faço questão de reproduzir.

Vou encerrar com uma frase que me chamou atenção durante o vídeo:

“As ervas são preciosas para comida, elas dão aroma, perfume e sabor!”.

Cozinha Experimental com o Chef Chef Mamadou Sene, SENAC – Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon (com traducao em LIBRAS). Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 2: Chef Rodrigo Mylius – Canjiquinha com linguiça colonial e queiro serrano.

Com o mesmo chef que fez a pergunta “quem nunca dançou com o liquidificador?”. Rodrigo Mylius, que já apresentou duas oficinas pra gente (se você ainda não assistiu corre lá e se assisitiu basta ler os dois especiais anteriores) trouxe uma nova forma de se preparar a canjiquinha.

Quase uma feijoada a base de canjica. Não nego que assistir me deu água na boca.

O Chef Rodrigo já falou muito sobre isso, mas vale a pena repetir que usar ingredientes locais e de agricultura familiar valoriza nosso prato.

Literalmente apresentou um prato com 100% de produtores locais, desde a canjiquinha até os embutidos que entraram na preparação.

Cozinha Experimental com o Chef Rodrigo Mylius, UCS – Canjiquinha com Linguica Colonial e Queijo Serrano. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 3: Chef Toribio Malagodi – Descobrindo o Sorrentino.

Com uma simpatia sem igual, o chef Toribio Malagodi apresentou a todos o Sorrentino.

Chef que possui limitações auditivas apresentou a primeira oficina 100% em libras, que foi narrada para os demais.

Sempre sorrindo e simpático apresentou desde o inicio do preparo da massa fresca até a finalização do prato com produtos que ele mesmo escolheu um dia antes em um mercado local, ou seja produtos muito frescos e de produtores locais.

Demonstrou muito conhecimento quando explicou também a origem do Sorrentino, que é uma massa argentina e não italiana como a maioria pensava.

Na proposta de escolher produtos frescos e locais ele criou um Sorrentino caprese que vale a pena conferir em seu vídeo.

Cozinha Experimental com o Chef Toribio Malagodi, Engenho da Pasta -Descobrindo o sorrentino . Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oficina 4: Chef Endrigo Sedrez – Bolinho de batata recheado com costelinha de porco desfiada.

O nosso já conhecido Chef Endrigo, formador de muitos cozinheiros de nossa região, volta neste vídeo com uma receita deliciosa: o bolinho de batata.

Quem não gosta de um salgadinho frito? Eu adoro, então consegui sentir o gosto só de olhar.

O chef, sempre com muita didática, explicou processo por processo enquanto colocava a mão na massa. De forma simples e objetiva explicou desde a melhor batata para ser usada até o processo para cozinhar e dessalgar a costelinha.

E tivemos um bônus nesta oficina que foi a explicação da maionese sem ovo.

Sempre é muito interessante assistir as Oficinas do Endrigo e dá para se notar por que ele é um dos mais queridos formadores de cozinheiros da região.

Cozinha Experimental com o Chef Endrigo Sedrez, SENAC – A tradicao reinventada, bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Se você não está acompanhando as oficinas, acesse, se inscreva e deixe o “sininho barulhento” para receber as notificações de novas oficinas.

Valem muito a pena!

https://www.youtube.com/c/FestivaldeCulturaeGastronomiadeGramado

Então Hunters. Muitas coisas já aconteceram neste breve inicio do Festival e muito ainda está por vir. Vale a pena conferir a programação nas redes sociais e escolher o prato que você vai se deliciar na próxima.

Não é segredo pra ninguém que tenho meus restaurantes queridinhos em Gramado e no dia 04 eu irei ter minha primeira experiência gastronômica do Festival. Alguém arrisca o palpite de qual restaurante eu escolhi?

Até a próxima caçada.

Formado em Gastronomia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em São Paulo

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade