Acontece Gramado

Olá, tudo bem por aí?

Espero que sim! Hoje quero te convidar a fazer uma retrospectiva de alguns meses atrás.   No meio empresarial, vivemos numa “luta” constante, com momentos de reabertura do comércio, demissões, uso de financiamentos e adesão de Medidas Provisórias. Algumas organizações sobreviveram, outras porém, deixaram de existir.

Mas aos poucos, estamos vivendo um momento de reinício, de recomeço diante de um cenário que ainda não é claro para todos, em um novo ciclo que surge, caminhamos esperançosos para uma retomada econômica.

Entretanto, muitos sobreviventes estão gritando por um socorro. Talvez você precise de ajuda e pense que a resposta está longe de você. Pois é, amigo (a), te digo que ela está bem próxima… o seu contador tem esse poder “oculto” que pode te trazer total clareza nas decisões. 

Mas como a contabilidade pode te ajudar?

A análise das informações contábeis, nos permite o diagnóstico de vários problemas existentes que podem estar camuflados ou imperceptíveis. Além de evidenciar tendências de mercado e negócio, para prescrever um plano de ação assertivo que, de fato, te ajude a combater os empecilhos e intempéries.

Vou te demonstrar, por exemplo, numa situação hipotética, em que a sua empresa não tenha mais recursos de pagar todas as contas, onde os recursos do caixa são insuficientes. 

Qual seria sua decisão para pagar as dívidas ?

Antes de chegarmos a uma solução, vamos entendermos melhor o seu contexto, para isso responda algumas questões:

  1.  Quanto a oscilação do seu faturamento afetou o seu resultado?
  2.  Está utilizando e tendo retorno de todas as aplicações que investiu (imóveis, veículos, máquinas…). Todas estão sendo utilizadas?
  3.  Possui um bom controle financeiro, entendendo todas as origens e destinos do dinheiro?
  4.  Está com excesso  de endividamento: com muitas dívidas de terceiros para financiar sua operação? Ou vai pegar empréstimo para outros fins?
  5.  Você tem controle sobre os prazos médios de recebimento dos clientes e dos pagamentos dos fornecedores? Já fez alguma ação para melhorá-los? 

A resposta certa dependerá  de várias variáveis , se sua empresa está muita comprometida com recursos de terceiros, a venda de algum imobilizado em desuso, a princípio, pode ser uma boa escolha, ou até mesmo a negociação de prazos de recebimento e pagamento. Isso dependerá das respostas que respondeu e de uma análise realizada com seu contador consultor sobre o melhor plano de ação a ser realizado.

Caso precise de ajuda, fale comigo por este e-mail: ([email protected]) não fique sozinho(a) nessa luta. Tenha clareza nas suas decisões! Até a próxima!

De quem se importa com a saúde da sua empresa,
Vanessa Michaelsen Kenoblau
CRC/RS 98.585

Deixe uma resposta