Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado22°C, trovoada com chuva fraca
Search
Close this search box.
Vanessa Kenoblau: O poder oculto da contabilidade para retomada econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Olá, tudo bem por aí?

Espero que sim! Hoje quero te convidar a fazer uma retrospectiva de alguns meses atrás.   No meio empresarial, vivemos numa “luta” constante, com momentos de reabertura do comércio, demissões, uso de financiamentos e adesão de Medidas Provisórias. Algumas organizações sobreviveram, outras porém, deixaram de existir.

Mas aos poucos, estamos vivendo um momento de reinício, de recomeço diante de um cenário que ainda não é claro para todos, em um novo ciclo que surge, caminhamos esperançosos para uma retomada econômica.

Entretanto, muitos sobreviventes estão gritando por um socorro. Talvez você precise de ajuda e pense que a resposta está longe de você. Pois é, amigo (a), te digo que ela está bem próxima… o seu contador tem esse poder “oculto” que pode te trazer total clareza nas decisões. 

Mas como a contabilidade pode te ajudar?

A análise das informações contábeis, nos permite o diagnóstico de vários problemas existentes que podem estar camuflados ou imperceptíveis. Além de evidenciar tendências de mercado e negócio, para prescrever um plano de ação assertivo que, de fato, te ajude a combater os empecilhos e intempéries.

Vou te demonstrar, por exemplo, numa situação hipotética, em que a sua empresa não tenha mais recursos de pagar todas as contas, onde os recursos do caixa são insuficientes. 

Qual seria sua decisão para pagar as dívidas ?

Antes de chegarmos a uma solução, vamos entendermos melhor o seu contexto, para isso responda algumas questões:

  1.  Quanto a oscilação do seu faturamento afetou o seu resultado?
  2.  Está utilizando e tendo retorno de todas as aplicações que investiu (imóveis, veículos, máquinas…). Todas estão sendo utilizadas?
  3.  Possui um bom controle financeiro, entendendo todas as origens e destinos do dinheiro?
  4.  Está com excesso  de endividamento: com muitas dívidas de terceiros para financiar sua operação? Ou vai pegar empréstimo para outros fins?
  5.  Você tem controle sobre os prazos médios de recebimento dos clientes e dos pagamentos dos fornecedores? Já fez alguma ação para melhorá-los? 

A resposta certa dependerá  de várias variáveis , se sua empresa está muita comprometida com recursos de terceiros, a venda de algum imobilizado em desuso, a princípio, pode ser uma boa escolha, ou até mesmo a negociação de prazos de recebimento e pagamento. Isso dependerá das respostas que respondeu e de uma análise realizada com seu contador consultor sobre o melhor plano de ação a ser realizado.

Caso precise de ajuda, fale comigo por este e-mail: (vanessa.kenoblau@gmail.com) não fique sozinho(a) nessa luta. Tenha clareza nas suas decisões! Até a próxima!

De quem se importa com a saúde da sua empresa,
Vanessa Michaelsen Kenoblau
CRC/RS 98.585

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade