Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado14°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Te Liga: Tudo pela normalidade!

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Como foi o mês de agosto pandêmico no Rio de Grande do Sul? Diz o governador que o estado começou a observar, em agosto, a estabilidade na demanda de leitos de UTI para pacientes confirmados de coronavírus.

Também afirmam que, em setembro houve uma redução da demanda por internações em leitos de UTI e clínicos e no número de óbitos. Conclusão do Governo do Estado: está acontecendo uma clara redução na incidência da doença no Estado. “Por isso, temos dado, passo a passo, algumas condições para o retorno de algo próximo à normalidade como conhecíamos”, destacou o governador Eduardo Leite. Normalidade voltando para nossas vidas. Será mesmo?

O Governo do Rio Grande do Sul planeja dar mais um passo na liberação de eventos de maior porte, em meio à pandemia do novo coronavírus. O Hemisfério Norte enfrentando uma segunda onda do vírus e nós estamos voltando à normalidade.

De acordo com a administração de Eduardo Leite, novas regras para atividades culturais, feiras e shows estão sendo elaboradas. A autorização destes eventos, porém, só irá ocorrer para cidades que estão em regiões com bandeira laranja ou amarela, há pelo menos duas semanas.

Situação simples que estamos presenciando, não é mesmo? O governador, no entanto, alertou que a liberação, além de estar relacionada às bandeiras laranja e amarela do distanciamento controlado, tem ligação com o retorno das aulas presenciais. Abram as escolas para a normalidade se estabelecer!

É importante também a gente salientar que tem uma ordem de prioridade nas liberações. Nós vamos fazer esta liberação para os municípios onde a educação já estiver retornando, porque não faz sentido haver autorização de eventos, antes de ocorrerem as aulas. Vamos priorizar o ensino, priorizar a aprendizagem das nossas crianças e jovens antes de proceder para outras atividades“, disse Leite.

E num passe de mágica as escolas contarão com toda a estrutura necessária para controlar a disseminação do vírus. Escolas que até então tinham problemas com goteiras nos telhados, sem cadeiras para alunos, bibliotecas desativadas, mas totalmente eficientes no combate ao Covid- 19.

O Gabinete de Crise deu aval para a realização de quatro eventos de grande porte: Festival Internacional de Turismo (Festuris), a Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e o Natal Luz, todos em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. Com exceção do Natal Luz, os demais eventos ocorrem no mês de novembro.

Conforme o Governo do Estado, a decisão de elaborar um novo ordenamento para a realização de eventos de maior porte foi possível a partir da redução de hospitalizações e de óbitos causados pela Covid-19 em todas as regiões.

Não é ser pessimista quando questionamos a volta à normalidade. É chamar a atenção para problemas básicos, que ainda não foram sanados. Nossos hospitais não melhoraram em termos de estrutura física. Ainda não compreendemos a necessidade de evitarmos as aglomerações.

Mal damos crédito para a ciência e suas recomendações. E, se a tal normalidade, nos trouxe até este cenário de pandemia, por que deveríamos voltar para a mesma? “Tudo pela normalidade”, gritam os otimistas. Mas uma boa parcela da população ainda opta por ser realista.

O fato é, sem vacinação da população não haverá normalidade nem para o mais otimista.

O projeto TE LIGA Canela surgiu da vontade de um grupo de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e artistas de ajudar a população de Canela a buscar soluções para os problemas que afetam nossa cidade .
TE LIGA

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade