Dólar: R$ 5,17

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado23°C, nublado
Search
Close this search box.
Redes Sociais: Evandro Moschem tem o maior engajamento e Beto Tomasini é o que mais cresce

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A eleição em 2020 será decidida via impacto das redes sociais. Este é o termômetro mais importante na campanha e também será determinante para o resultado das urnas no dia 15 de novembro. Falo isso pois dois motivos serão determinantes para este protagonismo: a pandemia e o grande número de eleitores novos no município (cerca de 5 mil).

Levando em conta a importância deste instrumento que são as redes como canal de comunicação e convencimento dos eleitores, pelos candidatos, decidi fazer um levantamento para ver como andam os candidatos a prefeito de Gramado neste quesito.

E, como era de se esperar, temos algumas surpresas que norteiam o cenário atual de como está a campanha em Gramado nas redes sociais. Para ter dados concretos busquei os números das seguintes plataformas: Facebook, Instagram e Twitter. Vale aqui ressaltar que, como a campanha é baseada em conteúdo, a plataforma que oferece maior visibilidade e retorno aos candidatos ainda é o Facebook.

Em números absolutos de seguidores em seus canais oficiais, Nestor Tissot e Evandro Moschem aparecem praticamente empatados: Nestor tem um total 8.787 seguidores. Já Evandro está com 8.688 seguidores.

O X da questão: o engajamento e a liderança de Evandro Moschem

Quando o assunto é engajamento, principalmente no Face, Evandro Moschem do MDB lidera com folga. O engajamento é o item mais importante quando se analisa as redes sociais pois evidencia o quanto o perfil e, consequentemente o dono dele, conseguem provocar reações e interações com o público.

Neste quesito, nos últimos sete dias, Evandro Moschem conseguiu 40.300 interações entre reações, comentários e compartilhamentos. O candidato do MDB lidera o item com folga sobre o segundo colocado Nestor Tissot que, no mesmo período, teve 31.500 interações. Beto Tomasini aparece em terceiro lugar com cerca de 4.300 interações.

Evandro cresce em momento decisivo e um dos motivos é o grande número de partidos aliados. O candidato do MDB tem a maior frente juntando MDB, Republicanos, PT, DEM e PCdoB.

Evandro Moschem cresce nas redes e ameaça Nestor Tissot. Créditos: Divulgação

Crescimento de Beto Tomasini

Chama a atenção do crescimento de Beto Tomasini nas redes sociais nas últimas semanas. Mesmo que, em números absolutos, esteja em terceiro lugar nas redes, o candidato do PSDB teve 6,7% de crescimento em curtidas no Facebook em sete dias, por exemplo. Isso mostra que o candidato vem despertando o interesse dos eleitores.

Seu crescimento pode se explicar pelo início da propaganda eleitoral mas, também, por um maior interesse dos eleitores gramadenses em uma terceira via.

Beto Tomasini é o candidato com maior crescimento nas redes na última semana. créditos Divulgação.

Nestor Tissot perde terreno na Internet

Já no caso de Nestor Tissot (PP) a situação, anteriormente de liderança absoluta nas redes sociais, ainda é confortável mas os números das últimas semanas e o crescimento dos rivais liga o botão de alerta. Os dados comprovam que Evandro Moschem (MDB) vai ganhando força e adesão com o passar dos dias. Já o medo inicial, de que a confirmação de Beto Tomasisni (PSDB) como candidato, pudesse tirar votos de Nestor e dividir sua base, já é uma realidade. Isso realmente está ocorrendo.

O PP vai precisar rever suas estratégias de campanha já que conta com poucos partidos aliados e isso pode estar dificultando a disseminação das informações da campanha. Só a base do PP e uma aposta nos eleitores da Várzea Grande não é mais suficiente para vencer as eleições em Gramado e a prova já foi dada no último pleito quando Fedoca (PDT) derrotou Pedro Bertolucci em um resultado até então improvável.

Nestor Tissot ainda lidera as redes em números absolutos mas perde para Evandro em engajamento. Créditos: Divulgação.

Os números dos candidatos nas redes sociais

Evandro Moschem (MDB) 15
Facebook: 5,9 mil curtidas
Engajamento no Facebook nos últimos sete dias: 40,3k
Crescimento nos últimos sete dias: 1,7%
Instagram: 2.608 seguidores
Twitter:  180 seguidores
Total de seguidores nas redes:  8.688

Nestor Tissot (PP) 11
Facebook: 6,8 mil curtidas
Engajamento no Facebook nos últimos sete dias: 31,5 k
Crescimento nos últimos sete dias: 2,3%
Instagram: 1.987 seguidores
Twitter: não encontrado
Total de seguidores nas redes: 8.787

Beto Tomasini (PSDB) 45
Facebook: 1.100 curtidas
Engajamento no Facebook nos últimos sete dias: 4,3k
Crescimento nos últimos sete dias: 6,7%
Instagram: 502 seguidores
Twitter:  não encontrado
Total de seguidores nas redes:  1.602

Elias Vidal Sobrinho (PTC) 36
Facebook: 319 curtidas
Engajamento no Facebook nos últimos sete dias: 25
Crescimento nos últimos sete dias: 2,9%
Instagram: 438 seguidores
Twitter:  10 seguidores
Total de seguidores nas redes:  767

Quero lembrar que este levantamento que fiz, é importante, relevante, e pode ser decisivo. Porém, não significa que A ou B estão em vantagem. Só mostra a realidade e a tendência das redes sociais no momento. Vamos ver como a situação estará na semana que vem!

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade