Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado21°C, algumas nuvens
Search
Close this search box.
Alerta para Gramado e Canela: Surto de intoxicação por suspeita de consumo de picolé

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta sobre o consumo de picolés da marca Frutibom, após um surto de intoxicação em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Mais de 140 pessoas procuraram atendimento médico na cidade.

A partir da notificação, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde realizou as ações para investigação do evento. Foi solicitada a interdição cautelar de todos os produtos (gelados comestíveis) da empresa até a conclusão da investigação que segue em andamento. As suspeitas são de contaminação na água usada ou também de uma bactéria.

Os pacientes tiveram sintomas como náusea, vômitos, dor abdominal e diarreia após a ingestão de picolés da empresa Caliston Otoniel Oliveira, que fabrica a marca Frutibom.

Até o momento, cerca de 200 casos já foram identificados em Sapiranga e Xangri-lá, além de relatos ainda não contabilizados pela pasta, nas cidades de Canela e Gramado, informou a SES.

A Prefeitura de Gramado informou, na tarde de quarta, que 17 pessoas com os sintomas foram atendidos em vários bairros, principalmente Piratini e Várzea Grande.

Após os casos, a empresa passou a ser investigada por suspeita de causar surto de doença de transmissão hídrica alimentar. A SES informou que amostras do produto e da água utilizada na produção foram encaminhadas para análise laboratorial, assim como exames de pessoas com sintomas para a identificação da doença.

Recomendações da Secretaria da Saúde

Em caso de ingestão de produtos da marca Frutibom, os consumidores que apresentarem qualquer sintoma como náusea, vômitos, dor abdominal e diarreia, devem seguir as seguintes orientações:

  • Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou para o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150;
  • Procure atendimento médico, caso necessário;
  • Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças;
  • Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade