A notícia é boa para a região e para o turismo. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na manhã desta terça-feira (27), a Licença Prévia (LP) do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Caxias do Sul.
O novo aeroporto tem orçamento previsto em R$ 200 milhões. O empreendimento ocupará uma área de 445,53 hectares no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, próximo às cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
A previsão do ministério da Infraestrutura é de que as obras comecem em 2022 e durem quatro anos. As operações no local devem iniciar em 2026.
O terminal vai desafogar a chegada de voos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e se tornar uma opção para quem vai à Serra. Terá capacidade de operação para Boeing 737, terminal de passageiros de 4,7 mil m² e 500 vagas de estacionamento, pátio com 26 mil metros quadrados, pista com 1,9 quilômetros de comprimento e 45 de largura, podendo receber oito aeronaves simultaneamente.
Essa fase do licenciamento ambiental estabelece a aprovação da concepção e localização, atestado da viabilidade ambiental e condições e restrições para o funcionamento do projeto junto ao empreendedor.