Gramado deverá ganhar um mercado público para comercialização dos produtos da agricultura familiar local. O investimento, em torno de R$ 3 milhões, será feito pela Cooperativa Planalto, e deve ser iniciado em 2021, com previsão para início de funcionamento até 2023.
Com o nome de Gramado Colonial, o projeto deverá revitalizar a sede da cooperativa, no Centro de Gramado (rua Senador Salgado Filho, 323, entre a avenida Borges de Medeiros e a rua São Pedro).
Após uma reforma, o prédio será transformado em um mercado público, com quiosques para agroindústrias familiares, um local para degustação de produtos e espaços comerciais que abrigarão supermercado, agropecuária, floricultura, padaria e café.
Segundo Sérgio Rodrigues Diniz, diretor de marketing da Planalto, o projeto é inspirado no modelo do mercado público La Boqueria, de Barcelona, na Espanha. “A arquitetura fará ressonância com as culturas alemã, italiana e portuguesa, principais etnias colonizadoras de Gramado”, afirma.
A venda de produtos no local será gerenciada pela cooperativa, que fará rodízio das agroindústrias que utilizarão o prédio. “A ideia é que a ocupação seja mensal, com agricultores das diversas localidades e regiões do interior do município se revezando nos quiosques. Eles terão apoio de equipes treinadas para atendimento a turistas”, explica Diniz.
Atualmente, a Planalto conta com cerca de 300 associados. Segundo o gerente de marketing, o próprio nome da entidade deverá mudar para Cooperativa Gramado, a fim de reforçar a marca Gramado Colonial, que será usada nos produtos das agroindústrias cooperadas.
O investimento faz parte do plano de reestruturação da Planalto, que foi fundada como cooperativa em 1969, depois de um período de existência como associação rural. Um livro com a história das famílias fundadoras também está sendo produzido para lançamento em 2023.
INFORMAÇÕES JORNAL DO COMÉRCIO – https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/agro/2020/11/765472-gramado-ganhara-mercado-publico-inspirado-em-barcelona.html