Impossível passar pelo local e não ficar intrigado. Uma cancela em frente ao Corpo de Bombeiros, instalada na última semana em meio a Avenida Borges de Medeiros, virou motivo de comentários e questionamentos em Gramado.
Fato é que a cancela está em um lugar totalmente inusitado! Em meio a Avenida Borges de Medeiros, cercada por cocurutos que, na teoria, impedem que qualquer veículo passe pelo local.
Mas, existe uma explicação lógica e completamente aceitável para tal instalação. A cancela visa facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros de Gramado. Ela será de uso exclusivo dos bombeiros gramadenses.
Segundo informações passadas à coluna por integrantes da corporação, atualmente ao sair para os atendimentos de emergência as viaturas dos Bombeiros (caminhões e ambulâncias), precisam dobrar para à direita, passar em frente ao Rissul e fazer o contorno em frente a rótula de entrada da ExpoGramado, para aí então retornar até a Borges de Medeiros no sentido ao Centro da cidade e demais bairros.
Mesmo os veículos dos Bombeiros tendo a prerrogativa de atravessar a via, de forma direta, a ação não é recomendada pois estariam na contramão e atravessando uma área proibida. Perde-se assim tempo precioso que pode salvar vidas.
A cancela ainda está em fase de instalação, já foi colocada em meio a Avenida Borges e agora o próximo passo é a retirada dos cocurutos, delimitação dos espaços para a passagem dos veículos dos Bombeiros, além de uma possível pintura de sinalização no local.