A Câmara de Vereadores de Gramado anunciou que “o Poder Legislativo estará em recesso parlamentar entre os dias 16 de janeiro e 15 de fevereiro de 2021. O retorno das sessões plenárias ocorre em 22 de fevereiro, às 18 horas.”
A nota diz, ainda: “A Câmara de Vereadores, no entanto, permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3295-7000. Nestas quatro semanas, o Legislativo contará com a Comissão Representativa – que ficará à disposição durante o período de recesso de sessões. Este grupo é composto pelos vereadores Celso Fioreze (PSDB), Cícero Altreiter (MDB), Ike Koetz (Progressistas) e Professor Daniel (PT)“.
Em resumo: 15 dias após tomarem posse, os vereadores eleitos e representantes do povo gramadense pelos próximos quatro anos entrarão em recesso parlamentar por um mês!
Obviamente que o recesso é um processo legal e deve fazer parte do regimento interno da casa. Mas vamos aqui questionar nossos novos (e velhos) edis:
1 – Existem situações que são legais porém imorais.
2 – Onde está o bom senso? O recesso poderia, e deveria, ter sido tranquilamente adiado levando em conta a situação do município.
3 – Vivemos uma pandemia sem precedentes. Líderes tem obrigação de trabalhar 24 horas por dia se necessário!
4- A economia de Gramado beira o precipício e um novo grupo político acaba de assumir o Executivo, certamente precisando do Legislativo diariamente para colocar as coisas nos eixos.
5 – Será que nenhum dos nobres vereadores cogitou não aceitar “passivamente” este inoportuno recesso de um mês?
6 – Os vereadores eleitos, e reeleitos, tem a obrigação (mais do que nunca) de trabalhar dobrado junto ao Executivo e ao empresariado para tentar recuperar a cidade, assistir os moradores que estão passando necessidades e prestar celeridade aos processos.
Estas “férias” dos nossos vereadores e a não realização de sessões por um mês, em plena pandemia, são uma afronta para a população e para o eleitor gramadense.
Confira a lista dos vereadores que assumiram a casa há apenas 15 dias:
Celso Fioreze (PSDB)
Cícero Augusto Altreiter (MDB)
Ike Koetz (PP)
Marcos Lovato (PP)
Neri da Farmácia (PP)
Professor Daniel (PT)
Renan Sartori (MDB)
Rodrigo Paim (MDB)
Rosi Ecker Schmitt (PP)

flavio@acontecegramado.com.br