O Governo do Rio Grande do Sul soou o alarme no fim da tarde desta sexta-feira, dia 12. O Rio Grande do Sul identificou hoje o primeiro caso da nova variante do coronavírus, a P1, variante esta que transmite o vírus com muito mais rapidez e altamente infecciosa.
A nova variante é apontada como a responsável pelo colapso nos hospitais de Manaus nas últimas semanas.
Com o caso, a Secretaria de Saúde do RS anuncia que a região da Serra Gaúcha, incluindo Gramado e Canela, estão em estado de alerta. Em sua nota, o Governo do RS anunciou que o caso é de um morador da Serra Gaúcha, de 88 anos, que teve os primeiros sintomas no fim de janeiro. O Governo Gaúcho não revelou nome, nem a cidade.
Três fontes desta coluna, ligadas a área da saúde na cidade, confirmaram que o caso é de um paciente de Gramado. O secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, também confirma a informação.
Uma reunião foi feita na tarde desta sexta-feira, com profissionais da saúde de Gramado e do Hospital São Miguel, pedindo para que os mesmos redobrem os cuidados pelo surto que a cidade vive, e pela circulação da nova e perigosa variante.
O paciente em questão foi o 48º gramadense a morrer pelas complicações da COVID. Idoso, com 88 anos, morador de Gramado ele possuía comorbidades e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid-19) do Hospital Arcanjo São Miguel no dia 03 de fevereiro. Ele faleceu na quarta-feira, dia 10.
PIOR MOMENTO DA PANDEMIA
Gramado termina a semana com 227 casos ativos de coronavírus (o maior número desde o início da pandemia), além de 100% dos leitos de UTI do Hospital São Miguel ocupados. 202 moradores estão em tratamento domiciliar e 25 internados no Hospital Arcanjo São Miguel (HASM).
Dos pacientes internados, 15 estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid-19) e 10 na enfermaria especializada. Outros 5 pacientes estão internados com suspeita do vírus. Dados apontam que seis pacientes não residentes seguem internados, 2 na UTI-Covid-19 e quatro na enfermaria especializada.
“Antes mesmo de termos a confirmação desta nova variante, estávamos percebendo o relaxamento do uso de máscaras, festas, encontros privados, falta de cuidados, favorecendo a ampliação do contágio do vírus“, conta o secretário Jeferson Moschen.
“Estamos reforçando ações para o isolamento, distanciamento social e pedimos para a população buscar atendimento logo aos primeiros sintomas. Não deixar para depois“, pede o secretário.
A Secretaria de Saúde organiza ações de conscientização, uma força-tarefa foi iniciada para higienização geral na cidade. Também serão reavaliados eventos e a implementação de ações mais restritivas. As autoridades pedem atenção e cuidados redobrados para a população e visitantes como uso de máscara, higienização e isolamento social.
Com a lotação do São Miguel, o secretário destaca que a cidade trabalha com a ajuda de outros municípios para internações mas que por enquanto está conseguindo equacionar os leitos.
Outro fato importante é a faixa etária dos novos internados. Pessoas de 30 a 40 anos estão chegando ao hospital com o vírus instalado de maneira agressiva e em estado mais grave, o que é uma novidade na luta contra a COVID.
Em virtude do aumento de novos casos de coronavírus, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento do Ambulatório Covid-19, anexo ao Centro Municipal de Saúde (Postão), até a meia-noite todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. O espaço está aberto das 7 horas a meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
Nesta sexta-feira, dia 12, foram vacinados mais de 200 idosos em Gramado.