Dólar: R$ 5,23

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado12°C, céu limpo
Search
Close this search box.
COVID: Média de novos casos e mortes triplicaram em Gramado desde janeiro

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Para entender a gravidade da situação em Gramado atualmente, quando o assunto é o Coronavírus, precisamos nos debruçar sobre os números e entender os fatores que levaram a cidade a ter o pior cenário entre todas na Serra Gaúcha atualmente.

E, os números são definitivos: Gramado vive um descontrole de novos casos e mortes. Em 45 dias, desde 1 de janeiro de 2021, o número de novas mortes e novos casos triplicou com relação a média de 2020.

Alguns fatores que podem explicar isso são: a nova variante (P1) que circula entre nós e é mais infecciosa, o descuido dos moradores em seus ambientes familiares, as festas privadas e aglomerações de férias, viagens, falta de restrições e fiscalização no município e a flexibilização das atividades econômicas.

Também chama a atenção que, em situação gravíssima, a Prefeitura de Gramado tenha escolhido manter a flexibilização, mesmo em bandeira preta, (diferente de Canela, por exemplo, que vive situação não tão melhor mas, ainda assim não tão grave quanto a de Gramado, mas escolheu pelas restrições).

Hospital São Miguel de Gramado está com superlotação há algumas semanas. Créditos: Divulgação.

ENTENDA A DISPARADA DE CASOS E MORTES EM GRAMADO

NÚMEROS DA SEMANA: Nos últimos sete dias, a média de novos casos em Gramado foi de 81 casos ao dia. A maior média desde o início da pandemia. Também nos últimos sete dias, 12 gramadenses perderam a vida na luta contra o vírus.

COMPARAÇÃO COM 2020: No ano passado (todo) Gramado registrou 3.650 casos de moradores que testaram positivo e 41 gramadenses morreram por complicações. Em 2021 (em 45 dias), já são 1.915 casos positivos e 20 gramadenses já morreram .

Aqui, chama a atenção a disparada de novos casos em 2021, acompanhada do alto índice de mortes em um pequeno período. 20 mortes de moradores em 45 dias é uma taxa extremamente alta para um município pequeno do tamanho de Gramado.

MÉDIA DE CASOS: Em 2020, a média de novos casos em Gramado foi de 12 positivos ao dia. Já em 2021, esta média triplica e já está em 42 novos casos ao dia.

HOSPITALIZADOS: Outro dado importante de analisarmos são os números de hospitalizados e moradores com vírus ativo no momento. Em 30 de dezembro Gramado tinha no Hospital São Miguel cinco gramadenses hospitalizados confirmados com coronavírus e 125 moradores com o vírus ativo. Hoje, 45 dias depois, são 33 hospitalizados com coronavírus sendo que a cidade tem 337 moradores com o vírus ativo no momento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade