Dólar: R$ 5,23

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Cogestão está suspensa a partir de sábado. Confira as regras para Gramado e Canela

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Governador do RS, Eduardo Leite, acabou de anunciar a suspensão da cogestão em todo o Estado. Com o colapso nas unidades de saúde, e as mortes de gaúchos esperando leitos de UTI, e a super aceleração do contágio, a decisão foi tomada e vale de de sábado, dia 27 de fevereiro, até domingo, dia 7 de março.

Estamos suspendendo a possibilidade de cogestão. Por pelo menos uma semana. Para que façam cumprir as regras e protocolos de bandeira preta. Não vimos ao longo de um ano de pandemia, um avanço tão acelerado de internações como estamos vendo agora e um agravamento no quadro de saúde dos hospitalizados“, destacou o governador Eduardo Leite.

Estima-se que, até hoje, mais de um milhão de gaúchos já tiveram coronavírus, cerca de 10% da população gaúcha.

Nesta sexta-feira, dia 26, o Governo do RS anuncia nova rodada de classificação preliminar das bandeiras. Mas, em função do agravamento do número de novos casos e mortes na região, a tendência é que Gramado, Canela e toda a região da Serra seja mantida em bandeira preta. O governador Eduardo Leite já anunciou que todo o Estado deverá ser classificado em bandeira preta amanhã.

Gramado anunciou que irá cumprir as regras de bandeira preta já a partir desta sexta-feira, dia 26. Canela já segue as regras desde a última segunda-feira.

Gramado e Canela estão em bandeira preta. Com isso, as duas cidades devem seguir os seguintes regramentos:

Regras de bandeira preta

No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Eventos de qualquer ordem estão suspensos!

Também estão suspensas todas as atividades em território gaúcho das 20 horas às 05 horas, até o dia 1º de março.

Nos serviços em geral, restaurantes (de à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares.

Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições. Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.

educação infantil em creches e pré-escolas, o Ensino Fundamental, de anos iniciais e finais, o Ensino Médio e Técnico e o Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota.

Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias.

Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade