Serra Gaúcha não tem mais leitos de UTI disponíveis

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A rapidez com que aumentam as internações em leitos de UTI em todo o estado do RS é assustadora. E, a Serra Gaúcha, superou nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, a 100% de lotação nos leitos de UTI disponíveis.

A região, que inclui Gramado e Canela, conta com 304 leitos de UTIs espalhados na maioria das cidades. Hoje, a ocupação chegou a 306 pacientes.

Do total, 178 dos pacientes em UTI testaram positivo para Coronavírus, 30 aguardam o resultado de exames, e 98 são pacientes não Covid.

O Hospital São Miguel de Gramado tem hoje 24 pacientes em UTI, 21 confirmados com coronavírus. Nos leitos Covid-19 Fora de UTI Adulto são mais 24 moradores internados com o vírus.

Já o Hospital de Caridade de Canela, está com 10 pacientes internados em leitos de UTI, nove confirmados com o coronavírus e um aguardando o resultado do exames. Nos leitos Covid-19 Fora de UTI Adulto, são 37 moradores internados.

Já são duas regiões com leitos de UTI esgotas: a Serra Gaúcha e Região dos Vales.

Hospitais da Serra Gaúcha ultrapassaram hoje 100% de lotação em leitos de UTI. Créditos: Divulgação.

A secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, reforça a necessidade de se fazer um “enfrentamento coletivo” à pandemia. “Precisamos de uma tomada de posição que pode não ser a que gostaríamos, mas a que se faz necessária para frearmos essa escalada do vírus. Precisamos fazer uma mudança para evitarmos o pior, que é perder vidas – amigos, familiares, colegas. E isso nos move para fazer o enfrentamento coletivo, com apoio de todos”, afirmou Arita.

A expansão em 125% dos leitos de UTI adulto SUS no Estado foi fundamental para evitar o esgotamento da capacidade hospitalar até aqui, mas a velocidade de propagação do coronavírus e o crescimento das internações por Covid-19 estão muito além do que a estrutura é capaz de suportar.

Quando fizemos a primeira reunião, com todos os prefeitos eleitos, em 24 de janeiro, não imaginávamos que estaríamos hoje com 91% de taxa de ocupação dos leitos de UTI. Naquela oportunidade, estávamos com 74%. Isso significa que tudo que preparamos, em termos de retaguarda de leitos, não está sendo suficiente para atendermos as demandas diárias que temos. Temos 4.925 gaúchos internados por Covid. É um número maior do que a população de 230 municípios. Para dar conta, seriam necessários 60 novos leitos de UTI por dia. Não temos como fazer 60 leitos novos por dia. Depende de espaço, equipamentos, equipes, vários fatores”, detalhou a secretária.

A Secretaria da Saúde acionou, nesta quinta (25), o último nível da fase 4 do Plano de Contingência Hospitalar, montado no início da pandemia. Além da suspensão imediata das cirurgias eletivas (com exceção das cirurgias de urgência ou que representem risco para o paciente), a fase 4 pressupõe a instalação de leitos emergenciais em salas de recuperação e em UTIs intermediárias. Junto à ocupação dessas áreas, devem ser acionadas as equipes técnicas desses setores, especialmente as equipes médicas e de enfermagem.

Esgotamos a possibilidade de buscarmos alternativas para podermos acolher as pessoas, especialmente na questão dos leitos de UTI. Atualmente, 60% dos pacientes que chegam à UTI vão a óbito, e esse número está aumentando. Isso sem considerar que muitos não chegarão aos leitos de UTI porque não teremos leitos de UTI. Já perdemos 12 mil vidas. Se não fizermos nada, chegaremos a 200 óbitos por dia, e a 15 mil óbitos até o dia 15 de março”, alertou a secretária.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade