Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado21°C, chuva leve
Search
Close this search box.
Por favor! Mantenham a dignidade dos nossos turistas

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A imagem, por si só, é extremamente chocante. São cenas que voltam a acontecer em Gramado e Canela com a bandeira preta e as restrições que não permitem o funcionamento dos restaurantes com público presente, apenas tele-entrega.

Cenas de turistas almoçando nos bancos públicos é lamentável. Créditos: Divulgação

Independente da pandemia, das restrições e de todo o contexto que afeta nossa região há pelo menos um ano, é preciso tomar cuidado. Muito cuidado!

Gramado e Canela vivem de imagem e, acima de tudo, vivem e sobrevivem do turista. São eles os responsáveis pelo crescimento acelerado das últimas décadas, pelo crescimento e visibilidade de nossas marcas locais e, principalmente, pela renda da maioria das famílias canelenses e gramadenses.

Não podemos aceitar que cenas como esta se repitam em nossas cidades, independente da situação em que vivemos!

Os turistas que aqui estão, os que chegam e, os que ainda chegarão, mesmo em tempos de restrições, precisam ter sua dignidade mantida e cuidada pelos nossos políticos, empresários e comunidade.

Não podemos permitir turistas comendo viandas em praças, nas ruas, e em bancos, como se estivessem abandonados a própria sorte dentro de cidades que se vangloriam de serem as mais acolhedoras do país.

É justamente este acolhimento uma das características que faz de Gramado e Canela superior a outros destinos. Se perdermos isso, esta humanidade, e este olhar personalizado, nossos destinos turísticos estão fadados ao fracasso.

E, aqui, vai minha dica aos proprietários de restaurantes: acolham estes turistas que pegam suas viandas e não tem local para comer. Mesmo sendo proibido pelas restrições, façam o acolhimento e permitam que ele possam se alimentar de forma humana e digna.

Quanto a fiscalização, o mínimo é ser orientada a entender que casos como estes devem ser tolerados e respeitados. Esta é uma situação específica que difere nossa região do restante do Rio Grande do Sul. Precisa ser tratada como tal!

Estamos em uma situação em que muitos turistas estão por aqui e foram pegos de surpresa pelas restrições. Os hotéis seguem funcionando com pequenas taxas de ocupação. Não podemos tratar de qualquer maneira nosso principal produto: os visitantes.

E, a orientação tem que vir de cima. O bom tratamento ao empresário, ao turista, a orientação adequada e, acima de tudo, o bom senso, precisam prevalecer em Gramado e Canela.

O Poder Público e as Secretarias de Turismo das duas cidades precisam entrar em ação e agir com ações de orientação aos turistas, suporte, além de um atendimento adequado. Fechar tudo e não ligar para quem aqui está é um desrespeito sem tamanho.

Respeitem o nosso legado! Acolham os turistas que aqui estão.

LEIA AQUI A PARTE 2 DESTA COLUNA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

2 respostas

  1. em primeiro lugar gostaria de manifestar meu amolo repúdio aos comentários acima, devido a que a pesar da situação de pandemia que estamos vivendo meia dúzia de empresários ainda pretendem encher os bolsos pressionando as autoridades a manter abertos os municípios . canela e gramado deveriam ter fechado o ingresso de turistas ja no ano passado e assim hj não estaríamos este patamar, os investimentos realizados na cidade somente visam o lucro selvagem , mas e neste momento que lembram dos hospitais que ficaram pra trás na lista de prioridades . esses turistas NAO deveriam estar ali e em ninguém outro lugar que não seja suas casas. se a gente não restringir esse tipo de movimento de gente a pandemia vai se extender indefinidamente. concluindo. não devemos nos assustar por não fornecer acolhimento aí turista nesta situação . simplesmente ele não deve estar na cidade pois a cidade hoje não tem as mesmas prioridades do Sr empresário que busca livro em tudo e a todo momento .

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade