Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado27°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Almanaque da História e do Turismo de Canela faz o resgate das raízes locais

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Canela passa a contar com um importante subsídio para a manutenção de sua história. Já está à venda nas lojas Brocker Turismo e Empório Canela o novíssimo Almanaque da História e do Turismo de Canela (Onde Tudo Começou).

O projeto assinado e coordenado pela jornalista Liliana Reid tem o patrocínio da Brocker Turismo e a primeira edição tem a tiragem de 3 mil exemplares pela gráfica ANS.

Segundo a escritora, “a obra resgata informações sobre a história do turismo na região em formato de almanaque, com narrativas, fatos pitorescos, datas e dados históricos contados em forma de linha do tempo, traçando um paralelo com os principais acontecimentos do Brasil e do mundo“.

Neste ano que passou, o incomum 2020, comemoramos os 25 anos da Brocker Turismo, e em meio a tudo que estamos vivendo, resolvemos brindar nosso aniversário apoiando e investindo no registro da história que conta o início da nossa empresa, do turismo da nossa região, a história de Canela e suas pessoas“, destaca a diretora da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira.

O livro é ilustrado com imagens do acervo das primeiras famílias da cidade, junto com reproduções de revistas e documentos de cada época. A narrativa traz os primórdios de Canela, a emancipação, o resumo de cada década e o que aconteceu na cidade desde a chegada dos primeiros moradores no Caracol até 2020.

Um diferencial é o foco de registrar histórias e informações contadas por quem as viveu, ou testemunhou os fatos que lhe deram origem. Já são 75 anos desde a emancipação do município e cerca de um século e meio da chegada de Ghilherme Wasem e sua família, que deram origem a Canela.

E, realmente, o livro dá palco a pessoas, moradores, empreendedores, marcas locais e muitos que forjaram a história de Canela através das décadas. São retratados alguns empreendimentos como o Aeroporto de Canela, o Clube Serrano, Catedral de Pedra, Parque do Caracol, Grande Hotel, Laje de Pedra, Vinícola Jolimont, Rádio Clube de Canela, a Caracol Chocolates (que é canelense de origem), a Casa de Pedra, e muitos locais históricos, preservados ou não, que hoje são a base da cidade.

Histórias e imagens incríveis surgem como a do primeiro ônibus de Canela que pertencia à empresa Seibt & Spier e tinha a carroceria de madeira. O ônibus levava um dia inteiro para chegar até Porto Alegre.

O projeto teve a supervisão de Antônio Olmiro dos Reis e colaboração de Eduardo Bueno e contribuição de escritores, pesquisadores, artistas e jornalistas da comunidade. A arte gráfica ficou a cargo de Adriana Guimarães e a produção gráfica do fotógrafo Fernando Bueno.

O livro Onde Tudo Começou – o Almanaque das História e do Turismo de Canela está a venda no Empório Canela e pode ser adquirido também no site www.emporiocanela.com.br e nas agências da Brocker Turismo em Canela, Gramado e no Aeroporto Salgado Filho.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado e Acontece Floripa.
flavio@acontecegramado.com.br

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade