Dólar: R$ 5,24

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado27°C, céu limpo
Search
Close this search box.
São Francisco de Paula tem outono com espetáculo de cores nas paisagens e folhagens

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Serra Gaúcha e os Aparados da Serra valem a visita em qualquer época do ano, mas no outono, em particular, a paisagem é de encantar.

Todas as estações possuem os seus atrativos. O verão, os dias luminosos e de noites agradáveis. O inverno com suas paisagens brancas pela geada e às vezes da neve. A primavera com as flores. E, o outono, com a folhagem que traz um enorme colorido para a vegetação. 

Se a primavera é das flores, o outono é das folhas. E na região da Serra Gaúcha a folhagem da estação traz paisagens deslumbrantes. Como no município de São Francisco de Paula. As fotografias são do geógrafo Nilson Wolff. 

Nos Estados Unidos e em outros países do Hemisfério Norte, a folhagem de outono ou fall foliage é um dos períodos mais aguardados do ano. A região da Nova Inglaterra, em especial, oferece paisagens magníficas no outono e há diversos roteiros turísticos apenas para observar a folhagem.

A CIÊNCIA POR TRÁS DA FOLHAGEM DE OUTONO

As folhas normalmente produzem seus tons vívidos de verde da primavera ao verão e no início do outono por meio da geração constante de clorofila.

A clorofila, com efeito, é o componente-chave na capacidade de uma planta de transformar a luz do sol em glicose, que por sua vez alimenta as árvores.

Muitos milhões dessas células de clorofila saturam as folhas, fazendo com que pareçam verdes aos olhos.

A clorofila, entretanto, não é a única participante do processo das cores das folhas de outono. Presentes em outras folhas e árvores estão os compostos conhecidos como carotenóides e antocianinas.

Conforme os dias de outono começam a ficar cada vez mais curtos, a produção de clorofila diminui muito, eventualmente dando lugar à cor “verdadeira” da folha.

O beta-caroteno, por exemplo, é um dos carotenóides mais comuns presentes na maioria das folhas. Com forte absorção de luz azul e verde, reflete a luz amarela e vermelha do sol, dando às folhas seu tom alaranjado.

Ao contrário dos carotenóides, a produção de antocianinas aumenta dramaticamente com o outono. Isso protege a folha, prolongando sua vida na árvore durante a temporada de outono, e também confere a bela cor vermelha à folha.

Os flavonóis, por sua vez, parte da família das proteínas dos flavonóides, estão igualmente nas folhas e também contribuem para a coloração amarela. Embora sempre presente nas folhas, não é visto até que a produção de clorofila comece a diminuir.

Fonte: METSUL.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade