Olivas de Gramado tem primeira colheita com três toneladas de frutos

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O parque Olivas de Gramado, localizado a 14 quilômetros do centro da cidade, na localidade de Linha Nova, realizou a sua primeira colheita sete anos das primeiras plantações.

Foram colhidas aproximadamente três toneladas de frutos, que vão resultar uma produção média de 400 litros de azeite extravirgem, com acidez próxima a 0,1% – altíssima qualidade, frescor e juventude – denominado ‘Terroir Serrano’, que em breve estará em comercialização.

Da plantação das 12 mil mudas no Olivas, ao tempo de cultivo e a aguardada primeira colheita, os profissionais dedicados aos pomares acompanham cada detalhe.

Idealizador do Olivas de Gramado, Pedro Bertolucci (a direita), com os filhos André e Daniel, e o genro Jonas, participando da primeira colheita.
Divulgação Olivas de Gramado

Paulo Forgiarini, consultor em Olivicultura e Elaiotecnia pelo O.N.A.O.O. (Impéria – Itália), fala do desenvolvimento obtido ao longo do último ano. “O solo foi trabalhado com técnicas, químicas e equipamentos, além disso o clima contribuiu, pois não houve ocorrência de geadas fora da época, com isso os frutos responderam muito bem”.

A colheita, de quatro variedades de frutos das variedades Arbequina, Koroneiki, Picual e Frantoio, aconteceu em duas etapas, a primeira no início de março e a segunda no começo de abril. O trabalho é manual, quase de detalhe em cada oliveira, para não machucar a azeitona e prejudicar a qualidade do azeite. A previsão é de uma nova colheita daqui há um ano.

O processamento das olivas precisa ser feito logo após a colheita, como explica Forgiarini. “Para a produção do azeite extravirgem a extração deve acontecer em até 24h da realização da colheita, assim preserva-se os antioxidantes naturais presentes na azeitona. Quanto antes extrair o azeite mais íntegra é a fruta, e mais abundância na quantidade de polifenóis e antioxidantes naturais”.

Os frutos do Olivas de Gramado foram processados no lagar Estância das Oliveiras, em Viamão, apenas algumas horas após a colheita.

O resultado de todo o processo será o azeite extravirgem ‘Terroir Serrano’, em edição limitada e numerada, que deve em breve entrar em comercialização na loja do parque Olivas de Gramado e no e-commerce da marca. De acordo com Paulo Forgiarini, que também é degustador profissional de azeite de oliva e jurado em concursos da área “o Terroir Serrano é um azeite extravirgem completo, equilibrado, acidez extremamente baixa, frutado e herbáceo, com amargo e picantes equilibrados. Um azeite que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, até mesmo com o churrasco”.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade