Morreu nesta madrugada em Gramado o empresário gramadense Altanísio Ferreira de Lima, de 69 anos. Segundo informações divulgadas no Blog do Gerson, ele faleceu às 4h30min no Hospital São Miguel.
Altanísio estava internado desde o dia 26 de abril. Na sua carreira ganhou destaque como proprietário do Chocolate Gramadense e também como presidente da ACHOCO – Associação dos Chocolateiros de Gramado.
O empresário também esteve à frente do projeto do Selo de Procedência do Chocolate Artesanal de Gramado.
CARREIRA LIGADA AO CHOCOLATE DE GRAMADO
Em 1976 iniciaram as operações da primeira fábrica de chocolates de Gramado. Altanísio Ferreira de Lima foi convidado por um empresário da cidade e juntos montaram a primeira fábrica de chocolates, em um começo sem experiência e conhecimento.
Aos poucos foram se especializando, buscando inventar e aprimorar os seus produtos. Conforme Altanísio, nessa época não havia equipamentos adequados, nem condições de obtê-los. “Fomos criando produtos diferentes, desenvolvendo métodos para produzir e assim aumentando a produção conforme a procura dos turistas e gramadenses, os quais foram conhecendo e se interessando muito pelos produtos elaborados“, contou o empresário.
Os primeiros seis anos de Altanísio, no ramo do chocolate, foram nesta empresa. Quando percebeu que tinha competência e que o ramo estava prosperando muito, visto que já havia mais dois concorrentes no mercado, decidiu desligar-se da primeira empresa, para iniciar sua própria marca no ramo.
Assim surgiu a Chocolate Gramadense, em 1982. Sobre a empresa, Altanísio afirmou: “Fomos pioneiros na participação de eventos, levando não só nosso produto como também a imagem de Gramado para todo o Brasil, transformando Gramado na capital brasileira do Chocolate. Graças a esse trabalho pioneiro, somos conhecidos pela qualidade dos nossos produtos, transmitindo a confiança e a simpatia das pessoas que visitam Gramado“.